Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPapke, Cristiano-
dc.date.accessioned2025-02-07T17:41:52Z-
dc.date.available2025-02-07T17:41:52Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.citationPAPKE, Cristiano. Literatura e astronomia: a interdisciplinaridade no conto "A via-láctea" de Monteiro Lobato. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35907-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Roteiro para o estudo do conto “A via-láctea” de Monteiro Lobato"pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the potential of an interdisciplinary reading guide for the short story "The Milky Way", part of the book Journey to Heaven. The methodology was qualitative and descriptive, used participant observation and was applied to eleven elementary school teachers. The workshop was structured in five stages: (1) introduction to the project and assessment of participants9 prior knowledge, (2) division of students into two groups 3 one using the reading guide and the other the short story "The Milky Way" by Monteiro Lobato, (3) creation of individual Mind Maps, (4) holding an interdisciplinary workshop, and (5) elaboration of final Mind Maps. The results indicated that students who used the reading guide presented a more organized and in-depth understanding of the content covered. The Mind Maps of these students demonstrated a greater connection between ideas, evidencing the positive impact of the interdisciplinary approach. The interdisciplinary workshop was also highlighted as an enriching experience, providing students with an integrated view of scientific and literary themes. In short, the study achieved its objectives, confirming that the use of interdisciplinary reading guides can be a valuable strategy in the educational context, capable of enriching participants' understanding and fostering more holistic and integrated learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAstronomia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectConto - História e críticapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectAstronomy - Study and teachingpt_BR
dc.subjectShort story - History and criticismpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.titleLiteratura e astronomia: a interdisciplinaridade no conto “A via-láctea” de Monteiro Lobatopt_BR
dc.title.alternativeLiterature and astronomy: interdisciplinarity in the short story “The Milky Way” by Monteiro Lobatopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo investigar as potencialidades de um roteiro de leitura interdisciplinar sobre o conto "A Via-Láctea", parte da obra Viagem ao Céu. A metodologia foi de natureza qualitativa e descritiva, utilizou a observação participante e foi aplicada a onze professores de Educação Básica. A oficina foi estruturada em cinco etapas: (1) introdução ao projeto e avaliação dos conhecimentos prévios dos participantes, (2) divisão dos alunos em dois grupos 3 um utilizando o roteiro de leitura e outro o Conto "A Via-Láctea" de Monteiro Lobato, (3) criação de Mapas Mentais individuais, (4) realização de uma oficina interdisciplinar, e (5) elaboração de Mapas Mentais finais. Os resultados indicaram que os alunos que utilizaram o roteiro de leitura apresentaram uma compreensão mais organizada e profunda dos conteúdos abordados. Os Mapas Mentais destes alunos demonstraram uma maior conexão entre as ideias, evidenciando o impacto positivo da abordagem interdisciplinar. A oficina interdisciplinar também foi destacada como uma experiência enriquecedora, proporcionando aos alunos uma visão integrada dos temas científicos e literários. Em suma, o estudo alcançou seus objetivos, confirmando que uso de roteiros de leitura interdisciplinares pode ser uma estratégia valiosa no contexto educacional, capaz de enriquecer a compreensão dos participantes e fomentar uma aprendizagem mais holística e integrada.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9872-7459pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6142891451955592pt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Ederson Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2768392223239987pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
literaturaastronomiainterdisciplinaridadeconto.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
literaturaastronomiainterdisciplinaridadeconto_produto.pdf792,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons