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dc.creatorAzevedo, Julia Caroline de-
dc.date.accessioned2025-02-07T16:41:34Z-
dc.date.available2025-02-07T16:41:34Z-
dc.date.issued2023-12-23-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Julia Caroline de. A importância da alfabetização científica diante do fenômeno do misticismo quântico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35903-
dc.description.abstractThe evolution of the media facilitates the circulation of scientific knowledge in society, however, the lack of guidance causes a diffusion in its interpretations. This diffusion unfolds into mystical knowledge that can be confused or linked to scientific knowledge. This phenomenon is called quantum mysticism in studies on quantum physics. However, some people publicize the existence of a possible relationship between science and mysticism, as is the case of physicist and mystic Amit Goswami, who raises ideas about quantum healing and the power of the mind in creating reality. Therefore, it becomes important to understand the dynamics that involve the circulation of scientific knowledge and quantum mysticism in society. Therefore, the objective of this work is to define the meaning of the term mysticism to speak more clearly about Amit Goswami's ideas, enabling a reflection on the importance of scientific literacy for understanding what science is about. The methodology used in this work refers to a bibliographical review and is based on the Fleckian perspective on the circulation of scientific knowledge in society, as well as esoteric and exoteric circles. Fleck states that the circulation of scientific knowledge in a mistaken way and with simplistic interpretations leads to what he calls <popular science=. Through the analysis it was possible to conclude that mysticism emerged within a collective of scientific thought and unfolded into a different style of thinking, more focused on a simplified view of science. Given the context of quantum mysticism, it was possible to notice that people find themselves in circles of knowledge very far from scientific knowledge. This distance is marked by scientific illiteracy that gives room for people like Amit Goswami to disseminate quantum mysticism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectLetramento informacionalpt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectKnowledge, Theory ofpt_BR
dc.titleA importância da alfabetização científica diante do fenômeno do misticismo quânticopt_BR
dc.title.alternativeThe importance of scientific literacy in face of the phenomenon of quantu mysticismpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA evolução dos meios de comunicação facilita a circulação do conhecimento científico na sociedade, entretanto, a falta de orientação causa uma difusão em suas interpretações. Essa difusão se desdobra em conhecimentos místicos que podem ser confundidos ou atrelados aos conhecimentos científicos, este fenômeno é chamado de misticismo quântico nos estudos sobre a física quântica. Todavia, algumas pessoas divulgam a existência de uma possível relação entre a ciência e o misticismo, como é o caso do físico e também místico Amit Goswami, o qual suscita ideias sobre a cura quântica e o poder da mente na criação da realidade. Deste modo, torna-se importante compreender a dinâmica que envolve a circulação do conhecimento científico e do misticismo quântico na sociedade. Portanto, o objetivo deste trabalho encontra-se em delimitar o significado do termo misticismo para discorrer com maior clareza acerca das ideias de Amit Goswami, possibilitando uma reflexão acerca da importância da alfabetização científica para o entendimento do que se trata a ciência. A metodologia empregada neste trabalho se refere a uma revisão bibliográfica e se fundamenta no olhar de Ludwik Fleck acerca da circulação do conhecimento científico na sociedade, bem como os círculos esotéricos e exotéricos. Fleck afirma que a circulação do conhecimento científico de forma equivocada e com interpretações simplistas leva ao que ele denomina como <ciência popular=. Através da análise foi possível concluir que o misticismo surgiu dentro de um coletivo de pensamento científico e se desdobrou em um estilo de pensamento diferente, mais voltado para uma visão simplificada da ciência. Diante do contexto do misticismo quântico, foi possível notar que as pessoas encontram-se em círculos de conhecimento muito distantes do conhecimento científico. Esta distância é marcada pelo analfabetismo científico que dá margem para que pessoas como Amit Goswami disseminem o misticismo quântico.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee2Barzotto, Luciano da Costa-
dc.contributor.referee3Bortoloto, Claudimara Cassoli-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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