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Título: Impacto da pandemia da COVID-19 nos resultados do ENEM do estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Impact of the COVID-19 pandemic on ENEM results in the state of Paraná
Autor(es): Andrade, Rafael José de
Orientador(es): Bocardi, Juliane Maria Bergamin
Palavras-chave: Aprendizagem
Conhecimento e aprendizagem
Avaliação educacional
Learning
Knowledge and learning
Education – Evaluation
Data do documento: 22-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ANDRADE, Rafael José de. Impacto da pandemia da COVID-19 nos resultados do ENEM do estado do Paraná. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: O ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o propósito de estabelecer uma referência nacional e, ao longo do tempo, consolidou-se como um sistema de avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes que buscam ingressar em cursos de graduação. A pandemia da COVID-19 teve um profundo impacto na rotina das famílias, com a suspensão das aulas presenciais e a adoção do ensino remoto emergencial. O ENEM de 2020 registrou uma taxa recorde de abstenções, e mesmo após o término da pandemia, o número de inscritos não retornou aos patamares anteriores. Neste estudo, a hipótese estabelecida foi que a pandemia teve um impacto negativo nos resultados dos alunos do Estado do Paraná. Na investigação, foram avaliados os microdados do ENEM entre 2019 e 2022. A ferramenta de análise de dados Tableau foi utilizada para analisar os resultados e associar o perfil dos estudantes ao seu desempenho nas provas, além de conduzir avaliações comparativas e descritivas. Pode-se confirmar que as mudanças decorrentes da pandemia tiveram impactos significativos nos resultados encontrados, além de acelerarem processos e transformações que já estavam em andamento, o que exige reflexão por parte do poder público e da comunidade acadêmica. Além disso, nos próximos anos, uma possível defasagem na formação dos estudantes durante a pandemia pode acarretar consequências ainda não identificadas neste estudo.
Abstract: In Brazil, the National High School Examination - ENEM was created in 1998 with the purpose of establishing a national reference and, over time, it has become a system for evaluating the academic performance of students seeking admission to undergraduate courses. The COVID-19 pandemic had a profound impact on the daily lives of families, with the suspension of in-person classes and the adoption of emergency remote learning. The ENEM in 2020 recorded a record rate of abstentions, and even after the end of the pandemic, the number of registrants did not return to previous levels. In this study, the established hypothesis was that the pandemic had a negative impact on the results of students in the State of Paraná. In the investigation, the microdata of the ENEM between 2019 and 2022 were assessed. Given the extent of the information, the Tableau tool was employed to analyze and correlate students' profiles with their performance in the exams, enabling comparative and descriptive assessments. It can be confirmed that the changes resulting from the pandemic had a significant impact on the findings, accelerating processes and transformations that were already underway, requiring reflection on the part of the government and the academic community. Additionally, in the coming years, a possible gap in the student9s education during the pandemic may result in consequences not yet identified in this study.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35902
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