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dc.creatorAndrade, Rafael José de-
dc.date.accessioned2025-02-07T16:41:07Z-
dc.date.available2025-02-07T16:41:07Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.citationANDRADE, Rafael José de. Impacto da pandemia da COVID-19 nos resultados do ENEM do estado do Paraná. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35902-
dc.description.abstractIn Brazil, the National High School Examination - ENEM was created in 1998 with the purpose of establishing a national reference and, over time, it has become a system for evaluating the academic performance of students seeking admission to undergraduate courses. The COVID-19 pandemic had a profound impact on the daily lives of families, with the suspension of in-person classes and the adoption of emergency remote learning. The ENEM in 2020 recorded a record rate of abstentions, and even after the end of the pandemic, the number of registrants did not return to previous levels. In this study, the established hypothesis was that the pandemic had a negative impact on the results of students in the State of Paraná. In the investigation, the microdata of the ENEM between 2019 and 2022 were assessed. Given the extent of the information, the Tableau tool was employed to analyze and correlate students' profiles with their performance in the exams, enabling comparative and descriptive assessments. It can be confirmed that the changes resulting from the pandemic had a significant impact on the findings, accelerating processes and transformations that were already underway, requiring reflection on the part of the government and the academic community. Additionally, in the coming years, a possible gap in the student9s education during the pandemic may result in consequences not yet identified in this study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectEducation – Evaluationpt_BR
dc.titleImpacto da pandemia da COVID-19 nos resultados do ENEM do estado do Paranápt_BR
dc.title.alternativeImpact of the COVID-19 pandemic on ENEM results in the state of Paranápt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o propósito de estabelecer uma referência nacional e, ao longo do tempo, consolidou-se como um sistema de avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes que buscam ingressar em cursos de graduação. A pandemia da COVID-19 teve um profundo impacto na rotina das famílias, com a suspensão das aulas presenciais e a adoção do ensino remoto emergencial. O ENEM de 2020 registrou uma taxa recorde de abstenções, e mesmo após o término da pandemia, o número de inscritos não retornou aos patamares anteriores. Neste estudo, a hipótese estabelecida foi que a pandemia teve um impacto negativo nos resultados dos alunos do Estado do Paraná. Na investigação, foram avaliados os microdados do ENEM entre 2019 e 2022. A ferramenta de análise de dados Tableau foi utilizada para analisar os resultados e associar o perfil dos estudantes ao seu desempenho nas provas, além de conduzir avaliações comparativas e descritivas. Pode-se confirmar que as mudanças decorrentes da pandemia tiveram impactos significativos nos resultados encontrados, além de acelerarem processos e transformações que já estavam em andamento, o que exige reflexão por parte do poder público e da comunidade acadêmica. Além disso, nos próximos anos, uma possível defasagem na formação dos estudantes durante a pandemia pode acarretar consequências ainda não identificadas neste estudo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee1Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.contributor.referee3Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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