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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35901
Título: | Educação inclusiva: formação de professores para lidar com as diferenças |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive education: teacher training to deal with diferences |
Autor(es): | Silva, Jaqueline Pio da |
Orientador(es): | Almeida, Shiderlene Vieira de |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Professores – Formação Estratégias de aprendizagem Inclusive education Teachers, Training of Learning strategies |
Data do documento: | 2-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SILVA, Jaqueline Pio da. Educação inclusiva: formação de professores para lidar com as diferenças. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024. |
Resumo: | A educação inclusiva tem se tornado alvo de grandes movimentos socioeducativos, sendo pedagógico, político, social e cultural, nos quais defende os direitos dos alunos, para que possam estar juntos e aprender sem discriminação. Diante disso, e com o apoio da equipe de profissionais e da comunidade escolar em geral, a escola deve fazer a inclusão dos alunos com limitações específicas de aprendizagem, nos seus mais diversos contextos, a fim de desenvolver habilidades múltiplas nos mesmos. Sendo assim, é importante que o professor educador esteja preparado em sua prática pedagógica, sendo capaz de propor métodos alternativos, interpretando a necessidade de cada educando e repensando maneiras de trabalhar com cada um, de acordo com suas necessidades específicas. A formação continuada abrange a todos os docentes, é algo essencial e deveria ser obrigatória no contexto escolar, pois oferece eficiência na compreensão da prática pedagógica inclusiva, onde as diversidades, dificuldades, singularidades dos alunos e suas limitações, passam a ser compreendidas de uma forma mais democrática e humana. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo caracterizar a importância da formação docente para a promoção da inclusão escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de bibliográfica. |
Abstract: | Inclusive education has become the target of major socio-educational movements, being pedagogical, political, social and cultural, where it defends the rights of students, so that they can be together and learn without discrimination. Therefore, with the support of the team of professionals and the school community in general, the school must include students with specific learning limitations, in various social contexts, in order to develop multiple skills in them. Therefore, it is important that the teacher educator is prepared in his/her pedagogical practice, being able to propose alternative methods, interpreting the needs of each student and rethinking ways of working with each one, according to their specific needs. Continuing training covers all teachers, ways of developing quality teaching-learning and developing students' skills, obtaining greater satisfaction. Continuing training for teachers is essential and should be mandatory in the school context, as it offers efficiency in understanding inclusive pedagogical practice in an efficient way, where the diversities, difficulties, singularities of students and their limitations come to be understood in a better way. more democratic and humane. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35901 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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