Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35901
Título: Educação inclusiva: formação de professores para lidar com as diferenças
Título(s) alternativo(s): Inclusive education: teacher training to deal with diferences
Autor(es): Silva, Jaqueline Pio da
Orientador(es): Almeida, Shiderlene Vieira de
Palavras-chave: Educação inclusiva
Professores – Formação
Estratégias de aprendizagem
Inclusive education
Teachers, Training of
Learning strategies
Data do documento: 2-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Jaqueline Pio da. Educação inclusiva: formação de professores para lidar com as diferenças. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.
Resumo: A educação inclusiva tem se tornado alvo de grandes movimentos socioeducativos, sendo pedagógico, político, social e cultural, nos quais defende os direitos dos alunos, para que possam estar juntos e aprender sem discriminação. Diante disso, e com o apoio da equipe de profissionais e da comunidade escolar em geral, a escola deve fazer a inclusão dos alunos com limitações específicas de aprendizagem, nos seus mais diversos contextos, a fim de desenvolver habilidades múltiplas nos mesmos. Sendo assim, é importante que o professor educador esteja preparado em sua prática pedagógica, sendo capaz de propor métodos alternativos, interpretando a necessidade de cada educando e repensando maneiras de trabalhar com cada um, de acordo com suas necessidades específicas. A formação continuada abrange a todos os docentes, é algo essencial e deveria ser obrigatória no contexto escolar, pois oferece eficiência na compreensão da prática pedagógica inclusiva, onde as diversidades, dificuldades, singularidades dos alunos e suas limitações, passam a ser compreendidas de uma forma mais democrática e humana. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo caracterizar a importância da formação docente para a promoção da inclusão escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de bibliográfica.
Abstract: Inclusive education has become the target of major socio-educational movements, being pedagogical, political, social and cultural, where it defends the rights of students, so that they can be together and learn without discrimination. Therefore, with the support of the team of professionals and the school community in general, the school must include students with specific learning limitations, in various social contexts, in order to develop multiple skills in them. Therefore, it is important that the teacher educator is prepared in his/her pedagogical practice, being able to propose alternative methods, interpreting the needs of each student and rethinking ways of working with each one, according to their specific needs. Continuing training covers all teachers, ways of developing quality teaching-learning and developing students' skills, obtaining greater satisfaction. Continuing training for teachers is essential and should be mandatory in the school context, as it offers efficiency in understanding inclusive pedagogical practice in an efficient way, where the diversities, difficulties, singularities of students and their limitations come to be understood in a better way. more democratic and humane.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35901
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoinclusivaformacaoprofessores.pdf128,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons