Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Sérgio Rodrigo dos-
dc.date.accessioned2025-02-07T16:40:00Z-
dc.date.available2025-02-07T16:40:00Z-
dc.date.issued2023-12-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Sérgio Rodrigo dos. Plataformas digitais: o uso das plataformas digitais na educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35900-
dc.description.abstractThe use of digital technology in schools exposes opportunities and restrictions for those involved, requires adaptation and a detailed analysis that aims to understand the intervention options given the challenges present during the process. This work aims to analyze in depht how digital platforms are effectively employed in the educational context, which are the benefits of using these Technologies during classes, and also the challenges faced in the daily routine of schools. A bibliographic research was carried out, and it was found that the correct use of digital platforms as a support makes the teaching and learning process more dynamic for teachers and enjoyable for students. The conclusion was reached that the path to the effective use of digital platforms in education is still long, due to various existing challenges such as lack of infrastructure and training. However, overall, the benefits of integrating digital technology into schools are vast for both teachers and students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titlePlataformas digitais: o uso das plataformas digitais na educaçãopt_BR
dc.title.alternativeDigital platforms: education use of digital platforms inpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização da tecnologia digital nas escolas expõe oportunidades e restrições para os envolvidos, exige adaptação e uma análise detalhada que visa compreender as opções de intervenção diante dos desafios presentes durante o processo. Este trabalho tem como objetivo analisar como as plataformas digitais são empregadas no contexto educacional, quais os benefícios da utilização dessas tecnologias durante as aulas e também os desafios enfrentados no cotidiano das escolas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e verificou-se que a utilização correta de plataformas digitais como ferramenta de apoio pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmicos para os professores e prazeroso para os alunos. Chegou-se à conclusão de que o caminho para a real utilização das plataformas digitais de maneira efetiva na educação ainda é longo, por conta dos vários desafios existentes como falta de estrutura e falta de capacitação, mas que de maneira geral, os benefícios com a inserção de tecnologia digital nas escolas são vastos tanto para professores quanto para os alunos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.contributor.referee1Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.contributor.referee2Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Sueli Gomes Rêis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usoplataformasdigitaiseducacao.pdf229,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons