Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35899
Título: | Tecnologia e contemporaneidade: uma nova visão do processo de ensino e aprendizagem na educação |
Título(s) alternativo(s): | Technology and contemporaneity: a new visión of teaching learning process in education |
Autor(es): | Amadeu, Izabela Tavecheo |
Orientador(es): | Santos, Cidmar Ortiz dos |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Ensino Aprendizagem Estratégias de aprendizagem Educational technology Teaching Learning Learning strategies |
Data do documento: | 8-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | AMADEU, Izabela Tavecheo. Tecnologia e contemporaneidade: uma nova visão do processo de ensino e aprendizagem na educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | O propósito deste estudo é explorar a relevância da incorporação das tecnologias no ambiente escolar, contribuindo para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem e facilitando a assimilação do conhecimento de maneira inovadora. Considerando a necessidade de reavaliação do sistema educacional, é essencial buscar abordagens alternativas para estimular o entusiasmo do educador e o interesse do estudante, tornando as aulas mais envolventes. Isso, por sua vez, auxilia na compreensão aprofundada dos conteúdos e na reflexão sobre os desafios apresentados. No entanto, para que essa transformação ocorra, é imprescindível capacitar os professores no uso desses recursos tecnológicos como instrumentos pedagógicos. Esta pesquisa de cunho qualitativo tem como objetivo geral, discutir o processo evolutivo da relação entre a educação e as novas tecnologias dentro de uma sociedade contemporânea e multifacetada e, como a utilização das ferramentas tecnológicas em sala de aula já tem, e pode ajudar no ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos que serão analisados nessa pesquisa foram: investigar o processo evolutivo das tecnologias de informação na educação; compreender o uso das tecnologias no ambiente escolar; apresentar os desafios impostos ao professor diante da diversidade de conhecimentos no mundo globalizado. |
Abstract: | The aim of this research is to explore the relevance of incorporating technologies in the school environment, contributing to the improvement of the teaching-learning process and facilitating the assimilation of knowledge in an innovative way. Considering the need to reevaluate the educational system, it is essential to seek alternative approaches to stimulate educator enthusiasm and student interest, making classes more engaging. It helps in in-depth understanding of the content and reflection about the challenges presented in education. However, to this changes occur, it is essential to train teachers in the use of these technological resources as pedagogical tools. This qualitative study discuss the process of the relationship between education and new technologies within a contemporary and multifaceted society and how the use of technological tools in the classroom can help in teaching learning process. The specific objectives include investigating the evolutionary process of information technologies in education; understand the use of technologies in the school environment; present the challenges imposed on teachers against the diversity of knowledge in the globalized world. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35899 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiaensinoaprendizagemeducacao.pdf | 191,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons