Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35898
Título: Geografia no debate de questões de sustentabilidade e meio ambiente: conscientização e aprendizado no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Geography in the discussion of sustainability and environment issues: awareness and learning in High School
Autor(es): Flavio, Patrik Peloi
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Educação ambiental
Currículos
Ensino – Metodologia
Environmental education
Education – Curricula
Teaching – Methodology
Data do documento: 1-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FLAVIO, Patrik Peloi. Geografia no debate de questões de sustentabilidade e meio ambiente: conscientização e aprendizado no Ensino Médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: A questão ambiental tem suscitado debates principalmente diante das mudanças climáticas. A Educação Ambiental e o querê-la quanto a sustentabilidade tornou-se parte da realidade da sociedade, embora muitos ainda não tenham plena consciência de que os atos humanos tem impacto na vida da Terra. A Educação, com ênfase na educação geográfica, tem um papel importante quanto a Educação Ambiental e o desenvolvimento de uma consciência quanto à validade de comportamentos sustentáveis. Diante das condições atuais e das atitudes de consumo e de entendimento do meio ambiente, vê-se no ensino de novas gerações a forma de diminuição do ritmo de danos ao meio ambiente. A Educação Ambiental quanto a sustentabilidade no Ensino Médio, é colocada como recurso para a formação de novas gerações, mas é preciso compreender como isso pode se dar na escola pública. Frente o exposto, o objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso foi desenvolver estudo e apresentar uma análise a respeito da validade do ensino de Geografia para a conscientização e aprendizado sobre a sustentabilidade e o meio ambiente no Ensino Médio no Brasil. Mediante pesquisa de revisão de literatura fundada em diferentes autores, compreendeu-se que, seja com métodos tradicionais, bem como métodos inovadores, a Geografia tem um papel importante na conscientização sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Os resultados demonstraram que, os educadores devem escolher suas abordagens metodológicas e instrumentos conforme a realidade que vivem na escola pública, mas que deve fazê-lo, observando o perfil dos alunos e a realidade da escola. Compreendeu-se que o ensino de Geografia com foco em educação ambiental e sustentabilidade é capaz de formar futuros cidadãos mais conscientes e comprometidos com a questão ambiental e a sustentabilidade. A Geografia enquanto disciplina abordando o tema, ou em conjunto com outras disciplinas tem em seu método e conteúdo saberes válidos. Trabalho considerando a idade dos alunos, a condição de infraestrutura da escola, desigualdade social e outros, pode ser difícil, porém com criatividade conhecimentos sobre meio ambiente e sustentabilidade, podem ser assimilados, desenvolvendo-se consciência, empatia pela questão e pensamento crítico.
Abstract: Please translate for me: The environmental issue has sparked debates, especially in the face of climate change. Environmental education and the debate on sustainability have become part of society's reality, although many still lack full awareness that human actions have an impact on the Earth's life. Education, with an emphasis on geographical education, plays an important role in environmental education and the development of awareness regarding the validity of sustainable behaviors. Given current conditions and attitudes towards consumption and understanding of the environment, the teaching of new generations is seen as a way to reduce the pace of environmental damage. Environmental education and sustainability in high school are seen as resources for the formation of new generations, but it is necessary to understand how this can happen in public schools. In light of the above, the general objective of this final project was to develop and present an analysis regarding the validity of Geography education for awareness and learning about sustainability and the environment in high school in Brazil. Through a literature review based on different authors, it was understood that, whether using traditional methods or innovative methods, Geography plays an important role in raising awareness about the environment and sustainability. The results showed that educators should choose their methodological approaches and tools according to the reality they experience in public schools but should do so by observing the profile of the students and the school's reality. It was understood that Geography education with a focus on environmental education and sustainability can shape future citizens who are more aware and committed to environmental issues and sustainability. Geography, as a discipline addressing the theme, either alone or in conjunction with other subjects, has valid knowledge in its method and content. Considering the age of students, the school's infrastructure, social inequality, and other factors, the work can be challenging, but with creativity, knowledge about the environment and sustainability can be assimilated, developing awareness, empathy for the issue, and critical thinking.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35898
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sustentabilidadeensinomedio.pdf319,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons