Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35897
Título: Uso da tecnologia no processo ensino – aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Use of technology in the teaching learning process
Autor(es): Mattos, Heron Hiroyuki Oyama
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Ensino
Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Information technology
Teaching
Learning
Learning strategies
Data do documento: 8-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MATTOS, Heron Hiroyuki Oyama. Uso da tecnologia no processo ensino – aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: Observa-se que a utilização das Tecnologias da Informação tem desempenhado um papel de extrema importância na maioria dos setores da sociedade, incluindo as escolas, onde surgiu o interesse pelo presente estudo cujo objetivo é compreender como a tecnologia pode contribuir de maneira eficaz no processo ensino-aprendizagem em sala de aula e para isso, explorou-se uma pesquisa com alunos do ensino médio com idades entre 15 e 17 anos de uma escola pública e alunos da mesma faixa etária de uma escola de idiomas. Objetivou-se analisar benefícios do uso de diversos tipos de tecnologia na sala de aula em ambas as escolas, investigar o impacto do uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, identificando os obstáculos que podem surgir e procurar estratégias para superá-los, visando aprimorar a qualidade da educação, assim como preparar os alunos para o mundo moderno e para o mercado de trabalho, onde habilidades tecnológicas são cada vez mais valorizadas. Optou-se pela abordagem qualitativa e pela utilização de um estudo bibliográfico através de análise de livros de autores já conhecedores da temática, sites da internet e revistas relacionadas ao tema abordado, com objetivo de buscar elementos condizentes com a proposta da pesquisa. Os resultados demonstraram que a utilização da tecnologia enriquece a experiência educacional dos alunos, deixando-os preparados para o futuro de forma responsável e criativa, capacitando-os a se tornarem pensadores críticos, inovadores e bem-sucedidos em um mundo em constante evolução.
Abstract: It is observed that the use of Information Technologies has played an extremely important role in most sectors of society, including schools, where the interest in the present study arose, in which the objective is to understand how technology can contribute effectively to the teaching-learning process in the classroom and for this, a research was explored with high-school students aged between 15 and 17 years old from a public school and students of the same age group from a language school. The objective was to analyze the benefits of using different types of technology in the classroom in both schools, investigate the impact of using technology in the teaching learning process, identifying obstacles that may arise and looking for strategies to overcome them, aiming to improve the quality of education, as well as prepare students for the modern world and the job market, where technological skills are increasingly valued. We opted for a qualitative approach and the use of a bibliographic study through the analysis of books by authors already familiar with the topic, websites and magazines related to the topic addressed, with the aim of searching for elements consistent with the research proposal. The results demonstrated that the use of technology enriches students' educational experience, leaving them prepared for the future in a responsible and creative way, enabling them to become critical, innovative, and successful thinkers in a constantly evolving world.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35897
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologiaprocessoensinoaprendizagem.pdf180,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons