Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Taynara Cássia da-
dc.date.accessioned2025-02-07T16:37:41Z-
dc.date.available2025-02-07T16:37:41Z-
dc.date.issued2023-12-09-
dc.identifier.citationSILVA, Taynara Cássia da. A implementação das plataformas na educação estadual no município de Apucarana: perspectiva na formação de professores. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35896-
dc.description.abstractThis research studies the implementation of platforms in state education in the municipality of Apucarana, from the perspective of teacher professional development for their use in the classroom. Its guiding question is: how have/are state public school teachers been prepared to use the platforms in the classroom? To answer this question, the aim is to analyze teacher professional development to use new digital platforms in state education, Final Years and High School, in the municipality of Apucarana., The research methodology chosen is qualitative-bibliographical, as data have been sought and collected from articles, dissertations and event journals, such as the collection of work carried out by the Educational Development Programme (PDE), on digital academic sites such as Google Scholar, Scielo, UTFPR Collection, CAPES Dissertations and Theses Bank and SEED's Information Technology Department, with a time frame from 2010 to 2022. The analysis shows that the state government and its public policies encourage teacher professional development, especially for the use of technology, as the results show that the state has two teacher professional development courses in service, aimed at themes that they deem necessary to improve teaching practice, but there is still much to discuss about teacher development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleA implementação das plataformas na educação estadual no município de Apucarana: perspectiva na formação de professorespt_BR
dc.title.alternativeThe implementation of platforms in state education in the municipality of Apucarana: perspective on teacher trainingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa contempla o tema sobre a implementação das plataformas na Educação Estadual no município de Apucarana, na perspectiva da formação dos professores para a sua utilização em sala de aula. Tem como questão norteadora: como os professores da rede pública estadual foram/estão sendo preparados para a utilização das plataformas em sala de aula? Para respondê-la, objetiva-se analisar a formação de professores para a utilização das novas plataformas digitais no ensino estadual, Anos Finais e Ensino Médio, do município de Apucarana. A metodologia de pesquisa escolhida é de cunho qualitativo-bibliográfico, uma vez que se busca e se coletam dados em artigos, dissertações e periódicos de eventos, como o acervo de trabalhos realizados pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), em sítios acadêmicos digitais como o Google Acadêmico, Scielo, Acervo UTFPR, Banco de Dissertações e Teses da CAPES e o Departamento de Tecnologia da Informação da SEED, com o recorte temporal de 2010 a 2022. A análise mostra que o governo do estado e suas políticas públicas incentivam a formação continuada dos professores, especialmente para o uso das tecnologias, pois os resultados apresentam que o estado possui dois cursos de formação continuada em vigência, visando a temáticas que julgam necessárias para o aperfeiçoamento da prática docente. Contudo, ainda há muito o que se discutir sobre a formação docente para o uso das tecnologias digitais apropriadas para a aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
dc.contributor.referee1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
dc.contributor.referee2Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.contributor.referee3Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
plataformaseducacaoformacaoprofessores.pdf253,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons