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Título: A implementação das plataformas na educação estadual no município de Apucarana: perspectiva na formação de professores
Título(s) alternativo(s): The implementation of platforms in state education in the municipality of Apucarana: perspective on teacher training
Autor(es): Silva, Taynara Cássia da
Orientador(es): Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
Palavras-chave: Professores – Formação
Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Teachers, Training of
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 9-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Taynara Cássia da. A implementação das plataformas na educação estadual no município de Apucarana: perspectiva na formação de professores. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.
Resumo: Esta pesquisa contempla o tema sobre a implementação das plataformas na Educação Estadual no município de Apucarana, na perspectiva da formação dos professores para a sua utilização em sala de aula. Tem como questão norteadora: como os professores da rede pública estadual foram/estão sendo preparados para a utilização das plataformas em sala de aula? Para respondê-la, objetiva-se analisar a formação de professores para a utilização das novas plataformas digitais no ensino estadual, Anos Finais e Ensino Médio, do município de Apucarana. A metodologia de pesquisa escolhida é de cunho qualitativo-bibliográfico, uma vez que se busca e se coletam dados em artigos, dissertações e periódicos de eventos, como o acervo de trabalhos realizados pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), em sítios acadêmicos digitais como o Google Acadêmico, Scielo, Acervo UTFPR, Banco de Dissertações e Teses da CAPES e o Departamento de Tecnologia da Informação da SEED, com o recorte temporal de 2010 a 2022. A análise mostra que o governo do estado e suas políticas públicas incentivam a formação continuada dos professores, especialmente para o uso das tecnologias, pois os resultados apresentam que o estado possui dois cursos de formação continuada em vigência, visando a temáticas que julgam necessárias para o aperfeiçoamento da prática docente. Contudo, ainda há muito o que se discutir sobre a formação docente para o uso das tecnologias digitais apropriadas para a aprendizagem dos alunos.
Abstract: This research studies the implementation of platforms in state education in the municipality of Apucarana, from the perspective of teacher professional development for their use in the classroom. Its guiding question is: how have/are state public school teachers been prepared to use the platforms in the classroom? To answer this question, the aim is to analyze teacher professional development to use new digital platforms in state education, Final Years and High School, in the municipality of Apucarana., The research methodology chosen is qualitative-bibliographical, as data have been sought and collected from articles, dissertations and event journals, such as the collection of work carried out by the Educational Development Programme (PDE), on digital academic sites such as Google Scholar, Scielo, UTFPR Collection, CAPES Dissertations and Theses Bank and SEED's Information Technology Department, with a time frame from 2010 to 2022. The analysis shows that the state government and its public policies encourage teacher professional development, especially for the use of technology, as the results show that the state has two teacher professional development courses in service, aimed at themes that they deem necessary to improve teaching practice, but there is still much to discuss about teacher development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35896
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