Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalheiro, Pamela Souza dos Passos-
dc.date.accessioned2025-02-07T16:37:14Z-
dc.date.available2025-02-07T16:37:14Z-
dc.date.issued2023-12-23-
dc.identifier.citationCAVALHEIRO, Pamela Souza dos Passos. Tecnologias e mídias no Ensino Fundamental – anos iniciais: o uso de ferramentas da inteligência artificial em sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35895-
dc.description.abstractNew digital media and technologies have been increasingly present in people's lives, such as Artificial Intelligence (AI), which are machines that have cognitive capabilities similar to humans, through algorithms it is possible to interact with these systems in real time. Thus, AI has been present in the most diverse areas and education cannot be different. The thematic approach of this research contributes to teachers and schools in the early years of Elementary School having access to new teaching possibilities for their pedagogical practice in the classroom. The objective of the research is to present possibilities and strategies for using technologies and media in Elementary Education, early years, through AI tools. This is qualitative research, based on the bibliographic method. It is concluded from the selected studies that AI can expand students' interaction with media and technologies, stimulating the potential of researchers in these students, in addition to allowing teachers new directions for their teaching in the classroom. Research unites science and practice as a possibility for teaching in the classroom, capable of making learning meaningful and motivating.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.titleTecnologias e mídias no Ensino Fundamental – anos iniciais: o uso de ferramentas da inteligência artificial em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeTechnologies and media in elementary education – early years: the use of artificial intelligence tools in the classroompt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs novas mídias digitais e tecnologias têm estado cada vez mais presente na vida das pessoas, como a Inteligência Artificial (IA) que são máquinas que possuem capacidade cognitiva semelhante aos humanos, através de algoritmos é possível interagir com esses sistemas em tempo real. Assim, a IA tem estado presente nas mais diversas áreas e na educação não poderia ser diferente. A abordagem temática dessa pesquisa contribui para que professores e escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental tenham acesso à novas possibilidades de ensino para sua prática pedagógica em sala de aula. O objetivo da pesquisa é apresentar possibilidades e estratégias para utilização de tecnologias e mídias no Ensino Fundamental, anos iniciais, através de ferramentas da IA. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, fundamentada a partir do método bibliográfico. Conclui-se a partir dos estudos selecionados que a IA pode ampliar a interação dos alunos com as mídias e tecnologias, estimulando nesses alunos o potencial de pesquisadores, além de permitir ao professor novos direcionamentos para sua didática em sala de aula. A pesquisa une ciência e a prática como uma possibilidade de ensino em sala de aula, capaz de tornar a aprendizagem significativa e motivadora.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoloto, Claudimara Cassoli-
dc.contributor.referee1Bortoloto, Claudimara Cassoli-
dc.contributor.referee2Barzotto, Luciano da Costa-
dc.contributor.referee3Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologiasmidiasinteligenciaartificial.pdf297,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons