Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35895
Título: | Tecnologias e mídias no Ensino Fundamental – anos iniciais: o uso de ferramentas da inteligência artificial em sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | Technologies and media in elementary education – early years: the use of artificial intelligence tools in the classroom |
Autor(es): | Cavalheiro, Pamela Souza dos Passos |
Orientador(es): | Bortoloto, Claudimara Cassoli |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Ensino - Meios auxiliares Ensino – Metodologia Educational technology Teaching - Aids and devices Teaching – Methodology |
Data do documento: | 23-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | CAVALHEIRO, Pamela Souza dos Passos. Tecnologias e mídias no Ensino Fundamental – anos iniciais: o uso de ferramentas da inteligência artificial em sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | As novas mídias digitais e tecnologias têm estado cada vez mais presente na vida das pessoas, como a Inteligência Artificial (IA) que são máquinas que possuem capacidade cognitiva semelhante aos humanos, através de algoritmos é possível interagir com esses sistemas em tempo real. Assim, a IA tem estado presente nas mais diversas áreas e na educação não poderia ser diferente. A abordagem temática dessa pesquisa contribui para que professores e escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental tenham acesso à novas possibilidades de ensino para sua prática pedagógica em sala de aula. O objetivo da pesquisa é apresentar possibilidades e estratégias para utilização de tecnologias e mídias no Ensino Fundamental, anos iniciais, através de ferramentas da IA. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, fundamentada a partir do método bibliográfico. Conclui-se a partir dos estudos selecionados que a IA pode ampliar a interação dos alunos com as mídias e tecnologias, estimulando nesses alunos o potencial de pesquisadores, além de permitir ao professor novos direcionamentos para sua didática em sala de aula. A pesquisa une ciência e a prática como uma possibilidade de ensino em sala de aula, capaz de tornar a aprendizagem significativa e motivadora. |
Abstract: | New digital media and technologies have been increasingly present in people's lives, such as Artificial Intelligence (AI), which are machines that have cognitive capabilities similar to humans, through algorithms it is possible to interact with these systems in real time. Thus, AI has been present in the most diverse areas and education cannot be different. The thematic approach of this research contributes to teachers and schools in the early years of Elementary School having access to new teaching possibilities for their pedagogical practice in the classroom. The objective of the research is to present possibilities and strategies for using technologies and media in Elementary Education, early years, through AI tools. This is qualitative research, based on the bibliographic method. It is concluded from the selected studies that AI can expand students' interaction with media and technologies, stimulating the potential of researchers in these students, in addition to allowing teachers new directions for their teaching in the classroom. Research unites science and practice as a possibility for teaching in the classroom, capable of making learning meaningful and motivating. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35895 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiasmidiasinteligenciaartificial.pdf | 297,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons