Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Wellington Carlos Vieira da-
dc.date.accessioned2025-02-07T12:30:35Z-
dc.date.available2025-02-07T12:30:35Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Wellington Carlos Vieira da. A geometria espacial em questões do ENEM e vestibular: algumas análises segundo a teoria dos van Hiele. 2024. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35891-
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the teaching and learning of Spatial Geometry, with an emphasis on high school students' learning. The objective is to understand, based on van Hiele's theory of geometric thinking levels, how third-year high school students learn and develop their knowledge of Spatial Geometry through exercises from external assessments, such as the National High School Exam (ENEM) and college entrance exams. To achieve this, the methodology involved the application of ten questions from these exams to third-year students. The questions and solutions were analyzed and classified according to van Hiele's levels of geometric thinking. The results indicate that students are situated between levels 1 and 2 of geometric thinking, below the expected level (level 3) for this educational stage. As an educational product, a didactic sequence was developed that incorporates questions from ENEM and college entrance exams—given the centrality of these exams in students' lives—to assist mathematics teachers in identifying and teaching Spatial Geometry using the contributions of van Hiele's theory. Additionally, based on the reviewed literature, suggestions are proposed to address contemporary challenges in the teaching and learning of Spatial Geometry in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectGeometry, Solidpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleA geometria espacial em questões do ENEM e vestibular: algumas análises segundo a teoria dos van Hielept_BR
dc.title.alternativeSpacial geometry in ENEM and college entrance exam questions: analyses acoording to van Hiele s theorypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como temática o estudo do ensino e aprendizagem de Geometria Espacial, com foco na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio. O objetivo da dissertação é compreender a partir da teoria dos níveis de pensamento geométrico de van Hiele como os estudantes da terceira série do Ensino Médio aprendem e desenvolvem seus conhecimentos de Geometria Espacial através de questões de avaliações externas, como do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares. Para isso, a metodologia utilizada para a coleta de dados foi a realização de um simulado contendo dez questões dessas provas. As perguntas e as resoluções foram analisadas e classificadas a partir dos níveis de aprendizado de pensamento geométrico de van Hiele. Nesse sentido, percebemos que os estudantes estão situados entre o nível 1 e 2 de pensamento geométrico, aquém do espero nesta etapa educacional (nível 3). Como produto educacional foi elaborado uma sequência didática abarcando o uso de questões de ENEM e vestibulares, dada a centralidade dessas provas na vida desses estudantes, que investigue e auxilie professores de matemática a identificar e ensinar Geometria Espacial a partir das contribuições da teoria de van Hiele. Além disso, a partir da bibliografia levantada, realizamos sugestões que podem funcionar para combater as dificuldades contemporâneas do ensino e aprendizado de Geometria Espacial no Brasil.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1750888914771170pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Rodrigo Manoel Dias-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2806-8579pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4540621572563154pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Andrade, Vanessa Largo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9286-2377pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9398939064935155pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Leandro-
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0002-6096-5336pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3766823004342095pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Plinio Lucas Dias-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3073-4609pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3283981549018478pt_BR
dc.contributor.referee3Andrade, Rodrigo Manoel Dias-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2806-8579pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4540621572563154pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:TD - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pensamentogeometricoteoriadevanhiele.pdf6,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons