Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoltowsky, Vinicius-
dc.date.accessioned2025-02-06T20:19:10Z-
dc.date.available2025-02-06T20:19:10Z-
dc.date.issued2023-06-04-
dc.identifier.citationSOLTOWSKY, Vinicius. Projeto de manual de identidade visual para grife da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35888-
dc.description.abstractThe context of this work was intended to carry out a diagnosis of the current UTFPR visual identity system, which revealed a lack of standardization in the use of the brand in different spaces within it. Seeking to respond to the problem investigated, a proposal arose to create a New Visual Identity Manual for a new UTFPR brand that could collaborate in standardization. Establishing guidelines for applying the brand and using the visual identity according to the current needs of the university was a relevant aspect taken into account in this work. To achieve this goal, a new Visual Identity Manual (MIV) for the UTFPR brand was created. The theoretical contribution included the following aspects: visual identity manual, brand, Design Thinking, semantic panel, mockups and Visual Identity. The methodology used was based on the Design Thinking approach and the project was divided into three stages: ideation, prototyping and creation of the visual identity manual based on the UTLab project. The results obtained showed the need to update the UTFPR brand to a more flexible version, such as the one presented by the UTLab project, which resulted in guidelines that can be applied in different areas, whether physical or digital. They also contemplated the creation of the new UTFPR brand formalized in the MIV.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectComunicação visual - Manuais, guias, etc.pt_BR
dc.subjectBranding (Marketing)pt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectBrand name productspt_BR
dc.subjectVisual communication - Handbooks, manuals, etc.pt_BR
dc.titleProjeto de manual de identidade visual para grife da Universidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.title.alternativeVisual identity manual project for the Federal Technological University of Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO contexto deste trabalho teve como intencionalidade realizar um diagnóstico do atual sistema de identidade visual da UTFPR, que revelou uma falta de padronização na utilização da marca em diferentes espaços dentro desse. Buscando responder ao problema investigado surgiu a proposta de criação de um Novo Manual de Identidade Visual para uma nova grife da UTFPR que poderia colaborar na padronização. Estabelecer diretrizes de aplicação da marca e uso da identidade visual de acordo com as atuais necessidades da universidade foi um aspecto relevante levado em consideração neste trabalho. Para atingir essa meta, foi criado um novo Manual de Identidade Visual (MIV) da grife UTFPR. O aporte teórico contemplou os seguintes aspectos: manual de identidade visual, marca, Design Thinking, painel semântico, mockups e Identidade Visual. A metodologia utilizada pautou-se na abordagem do Design Thinking e o projeto foi dividido em três etapas: ideação, prototipação e criação do manual de identidade visual tendo como ponto de partida o projeto da UTLab. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade da atualização da marca da UTFPR para uma versão mais flexível, como a apresentada pelo projeto da UTLab, que resultou em diretrizes que podem ser aplicadas em diferentes âmbitos, sejam eles físicos ou digitais. Contemplaram, também, a criação da nova grife da UTFPR formalizada no MIV.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Liu, Eunice-
dc.contributor.referee1Liu, Eunice-
dc.contributor.referee2Mazzarotto Filho, Marco Andre-
dc.contributor.referee3Witikoski, Alan Ricardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
projetomanualidentidadevisual .pdf82,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons