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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35884
Título: | Mod-reapc: um modelo conceitual para o desenvolvimento de sistemas de recomendação de recursos educacionais abertos para o pensamento computacional |
Título(s) alternativo(s): | Mod-reapc: a conceptual model for developing recommender systems for open educational resources for computational thinking |
Autor(es): | Rezende, Criscilla Maia Costa |
Orientador(es): | Valle, Pedro Henrique Dias |
Palavras-chave: | Comportamento informacional Recursos de informação Computação Information behavior Information resources Computer science |
Data do documento: | 16-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | REZENDE, Criscilla Maia Costa. Mod-Reapc: um modelo conceitual para o desenvolvimento de sistemas de recomendação de recursos educacionais abertos para o pensamento computacional. 2024. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2024. |
Resumo: | O Pensamento Computacional (PC) consiste em um conjunto de habilidades que ajuda a solucionar problemas, sendo importante para qualquer indiv´ıduo, independente da area de atuac¸ ´ ao. Desenvolver esse conjunto de habilidades requer estrat ˜ egias, ´ amparadas por recursos educacionais, capazes de auxiliar no processo de ensinoaprendizagem. Os Recursos Educacionais Abertos (REA) sao recursos que podem ˜ ser empregados com o objetivo de apoiar o processo de ensino-aprendizagem do PC. Estao dispon ˜ ´ıveis principalmente em repositorios e podem ser buscados para ´ apoiar diversas praticas educativas. Para tanto, faz-se necess ´ aria a adequac¸ ´ ao do ˜ recurso a pr ` atica, a fim de se obter melhor aproveitamento e melhores resultados ´ na aprendizagem. Para alcanc¸ar esse objetivo, vale lanc¸ar mao de ferramentas que ˜ facilitam o processo de busca desses recursos, de modo a minimizar a sobrecarga de informac¸oes dentro de reposit ˜ orios, direcionando o usu ´ ario para os REA que ´ efetivamente possam contribuir no desenvolvimento do PC. Nesse sentido, o uso de um Sistema de Recomendac¸ao (SR) pode beneficiar na busca de REA cujo ˜ foco seja o desenvolvimento do PC. Diante disso, este trabalho propoe um modelo ˜ conceitual de SR de REA para ensino do PC, que pode contribuir para o processo de busca em repositorios, direcionando para REA que possam ser utilizados para o ´ desenvolvimento do PC. O modelo conceitual, denominado Mod-REAPC, foi analisado e validado em duas etapas, a primeira a partir de uma consulta com stakeholders e a segunda por meio de uma aplicac¸ao de prova de conceito utilizando um SR, ˜ desenvolvido de acordo com o modelo conceitual proposto. Os resultados foram avaliados visando identificar a efetiva contribuic¸ao do Mod-REAPC para um SR de ˜ REA, para apoiar o desenvolvimento de habilidades do PC. Com os resultados obtidos, foi poss´ıvel verificar a validade do Mod-REAPC como um modelo conceitual para um SR de REA para PC, bem como tambem foi poss ´ ´ıvel verificar a viabilidade de implementac¸ao do Mod-REAPC |
Abstract: | Computational Thinking (CT) consists of a set of skills that help solve problems and is important for any individual, regardless of their field of activity. Developing this set of skills requires strategies, expanded by educational resources, capable of assisting in this teaching-learning process. Open Educational Resources (OER) are resources that can be used to support the CT teaching-learning process. They are mainly available in repositories and can be sought to support various educational practices. To this end, it is necessary to adapt the resource to the practice in order to obtain better use and results in learning. To achieve this goal, it is worth using tools that facilitate the process of searching for these resources, in order to minimize the overload of information within the repositories, and directing the user to the OER that can effectively contribute to the development of CT. In this sense, the use of an Recommender System (RS) can benefit the search for OER whose focus is the development of CT. In view of this, this work proposes a conceptual model of OER RS for teaching CT, which can contribute to the search process in repositories, directing to OER that can be used for CT development. The conceptual model, called Mod-REAPC, was analyzed and validated in two stages, the first through a consultation with stakeholders and the second through a proofof-concept application using an RS, developed in accordance with Mod-REAPC. The results were evaluated to identify the effective contribution of Mod-REAPC to an OER RS, to support the development of CT skills. With the results obtained, it was possible to verify the validity of Mod-REAPC as a conceptual model for an OER RS for CT, as well as it was possible to verify the feasibility of implementing Mod-REAPC. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35884 |
Aparece nas coleções: | CP - Programa de Pós-Graduação em Informática |
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