Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35881
Título: Frankenstein, de Mary Shelley: uma sequência didática expandida
Título(s) alternativo(s): Frankenstein, by Mary Shelley: an expanded didactic sequence
Autor(es): Segala, Caio Cesar
Orientador(es): Menon, Mauricio Cesar
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Didática
Ficção romântica
Frankenstein, Monstro de (Personagem fictício)
Literature - Study and teaching
Didatics
Romance fiction
Frankenstein’s monster (Fictitious character)
Data do documento: 6-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SEGALA, Caio Cesar. Frankenstein, de Mary Shelley: uma sequência didática expandida. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
Resumo: A obra Frankenstein ou O Prometeu Moderno foi publicada pela primeira vez em 1818 por Mary Wollstonecraft Shelley. Ao longo de mais de 200 anos, Frankenstein tornou-se uma das obras canônicas mais relevantes do mundo, inspirando inúmeros estudos sobre sua estrutura narrativa, autoria, temas abordados e o potencial de cativar leitores globalmente. Pesquisas em diversas línguas, países e contextos socioeconômicos levaram estudiosos a explorar as nuances desse notável representante do romance gótico e de ficção científica inglês do século XIX. Embora seja comum encontrar estudos de autores estrangeiros sobre o potencial didático metodológico da obra, no Brasil, tais estudos ainda se limitam a introduções em livros paradidáticos e manuais disponíveis na internet. Esses materiais, embora úteis, carecem da profundidade e consistência que a obra merece. Diante disso, este estudo busca responder à seguinte questão: Frankenstein tem o poder de engajar e envolver adolescentes na construção coletiva de conhecimentos literários? Para responder a essa pergunta, este estudo tem como objetivo ocupar o espaço formativo, didático e metodológico que a obra possui, promovendo o letramento literário transdisciplinar e utilizando Frankenstein como ferramenta para a formação de leitores críticos e reflexivos no Ensino Médio. O estudo fundamenta-se em teóricos como Rildo Cosson e Ana Maria Machado para embasar o letramento literário, David Punter e Darko Suvin para a literatura gótica e ficção científica, e Isaiah Berlin e M. H. Abrams para a contextualização do Romantismo. Quanto às metodologias ativas, foram selecionadas abordagens de José Moran e Michel Zagury, com a implementação de estratégias como Design Thinking, Sala de Aula Invertida, Gamificação e Aprendizagem Baseada em Projetos. A metodologia adotada baseou-se em uma análise qualitativa, fundamentada em anotações detalhadas e reflexivas registradas em um diário de campo, que foi transformado em relato no capítulo 3, além de observação participante não estruturada durante a aplicação do produto educacional, com o intuito de capturar a complexidade do ambiente de prática na sala de aula. Foram aplicados instrumentos de pesquisa variados: observação participante, análise de produções textuais como redações e resenhas, questionários com escala de Likert e entrevistas. A análise de conteúdo dos trabalhos e produções coletados permitiu identificar padrões e categorias, assim como medir a satisfação dos estudantes. Espera-se que este estudo contribua para a ampliação do uso didático-metodológico de Frankenstein no contexto escolar brasileiro, demonstrando seu potencial para engajar alunos do Ensino Médio e promover o letramento literário transdisciplinar. Além disso, a pesquisa visa fornecer um modelo de aplicação pedagógica de sequência didática expandida que possa ser replicado ou adaptado em diferentes contextos educacionais, enriquecendo o repertório de práticas de ensino de literatura e incentivando a formação de leitores críticos e reflexivos.
Abstract: The work Frankenstein; or, The Modern Prometheus was first published in 1818 by Mary Wollstonecraft Shelley. Over more than 200 years, Frankenstein has become one of the most relevant canonical works in the world, inspiring countless studies on its narrative structure, authorship, themes, and potential to captivate readers globally. Research in several languages, countries, and socioeconomic contexts has led scholars to explore the nuances of this notable representative of the English Gothic and science fiction novel of the 18th century. Although it is common to find studies by foreign authors on the didactic and methodological potential of the work, in Brazil, such studies are still limited to introductions in supplementary books and manuals available on the internet. These materials, although useful, lack the depth and consistency that the work deserves. In view of this, this study seeks to answer the following question: Does Frankenstein have the power to engage and involve adolescents in the collective construction of literary knowledge? To answer this question, this study aims to occupy the formative, didactic, and methodological space that the work has, promoting transdisciplinary literary literacy and using Frankenstein as a tool for the formation of critical and reflective readers in high school. The study is based on theorists such as Rildo Cosson and Ana Maria Machado to support literary literacy, David Punter and Darko Suvin for Gothic literature and science fiction, and Isaiah Berlin and M. H. Abrams for the contextualization of Romanticism. As for active methodologies, approaches by José Moran and Michel Zagury were selected, with the implementation of strategies such as Design Thinking, Flipped Classroom, Gamification, and Project-Based Learning. The methodology adopted was based on a qualitative analysis, using data from detailed and reflective notes recorded in a field diary, which were transformed into a report in Chapter 3. This was combined with unstructured participant observation during the implementation of the educational product, with the aim of capturing the complexity of the practical environment in the classroom. Various research instruments were applied: participant observation, analysis of textual productions (such as essays and reviews), questionnaires with a Likert scale, and interviews. Content analysis of the collected works and productions allowed for the identification of patterns and categories, as well as measuring student satisfaction. It is expected that this study will contribute to the expansion of the didactic-methodological use of Frankenstein in the Brazilian school context, demonstrating its potential to engage high school students and promote transdisciplinary literary literacy. In addition, the research aims to provide a model for the pedagogical application of an expanded didactic sequence that can be replicated or adapted in different educational contexts, enriching the repertoire of literature teaching practices and encouraging the formation of critical and reflective readers.
Descrição: Acompanha produto educacional "Sequência didática expandida da obra Frankenstein ou o Prometeu moderno, de Mary Shelley"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35881
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
frankensteinsequenciadidadicaexpandida.pdf4,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
frankensteinsequenciadidadicaexpandida_produto.pdf2,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons