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dc.creatorMelo, Mysma Mesquita de-
dc.date.accessioned2025-02-05T21:03:19Z-
dc.date.available2025-02-05T21:03:19Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.citationMELO, Mysma Mesquita de. Difundindo e desmistificando a informação sobre o transtorno esquizofrênico por meio do design. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35878-
dc.description.abstractSchizophrenia is a chronic mental disorder characterized by symptoms of psychosis, including distortion in thinking, perception, emotion, language, self-awareness, and behavior. It typically begins in males between the ages of 15 and 25, and in females between the ages of 25 and 35. In Brazil, there are more men with schizophrenia than women. Stigma is a significant barrier for individuals with the most severe form of the disorder, affecting their family, friends, healthcare professionals, and the media, potentially leading to self-stigma. In this context, stigma and lack of information prevent individuals with the disorder from seeking appropriate treatment, worsening the symptoms of the psychotic disorder and reducing their quality of life. Therefore, this work aims to disseminate information about schizophrenia by creating a booklet for young people aged 16 to 20. This will help them gain some understanding of the disorder and encourage them to seek specialized help at the onset of symptoms. The study utilized a combination of two information design methodologies by Peter Simlinger and Janice Redish, and an editorial design methodology for assembling the product—the booklet. Data collection involved a descriptive research approach to gain a better understanding of schizophrenia, utilizing both qualitative and quantitative methods. Through this process, a search for similar books and illustrations was conducted. The results consisted of the creation of an informative booklet about schizophrenia for the young audience, explaining what schizophrenia is, its symptoms, phases, causes, treatment, and where to seek help.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEsquizofrenia - Recursos de informaçãopt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectIlustração de livrospt_BR
dc.subjectEditoraçãopt_BR
dc.subjectSchizophrenia - Information resourcespt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectIllustration of bookspt_BR
dc.subjectEditingpt_BR
dc.titleDifundindo e desmistificando a informação sobre o transtorno esquizofrênico por meio do designpt_BR
dc.title.alternativeDisseminating and demystifying information about schizophrenic disorder through designpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA esquizofrenia é um transtorno mental crônico que tem como característica sintomas da psicose que são a distorção no pensamento, percepção emoção, linguagem, consciência do eu e comportamento. Geralmente tem início no sexo masculino entre 15 e 25 anos enquanto no feminino entre 25 e 35 anos. No Brasil existem mais homens com esquizofrenia que mulheres. O estigma é um grande obstáculo para quem tem a forma mais grave do transtorno e isso ocorre tanto no meio familiar, amigos, profissionais da saúde e nas mídias, podendo levar a pessoa a ter autoestigma. Nesse contexto, o estigma e a falta de informação fazem com que a pessoa com o transtorno acabe por não procurar o tratamento adequado, agravando os sintomas do transtorno psicótico e diminuído assim a qualidade de vida. Por isso, este trabalho visa difundir a informação sobre a esquizofrenia tendo no seu escopo a criação de um livreto para o público jovem de 16 a 20 anos. Para que possam conhecer um pouco sobre o transtorno e assim procurar um especialista no início dos sintomas. Para o desenvolvimento desse estudo foi utilizado a combinação de duas metodologias de design de informação de Peter Simlinger e Janice Redish, e para a montagem do produto – um livreto, foi utilizado uma metodologia para design editorial. Para a coleta de dados foi feito uma pesquisa descritiva para entender melhor sobre o transtorno esquizofrênico, utilizando também uma abordagem qualiquanti. Por meio deste procedimento realizou-se uma pesquisa de similares de livros e ilustrações. Os resultados consistiram na criação do livreto informativo sobre o transtorno esquizofrênico para o público jovem que explica sobre o que é a esquizofrenia, quais os sintomas, quais são as fases, as causas, o tratamento e onde buscar ajuda.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
dc.contributor.referee1Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
dc.contributor.referee2Silva, Claudia Bordin Rodrigues da-
dc.contributor.referee3Lucca, André de Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
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