Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Mirna Laureano-
dc.date.accessioned2025-02-05T20:40:34Z-
dc.date.available2025-02-05T20:40:34Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.citationDINIZ, Mirna Laureano. Tipografia e as estampas da moda: um estudo dessa tendência e criação de uma coleção de estampas tipográficas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35877-
dc.description.abstractThis work aims to explore the use of typography in the composition of prints for clothing, the motivations underlie such appropriation and the effects this implies. For that, an exploratory and descriptive research is developed, which takes place along three procedures. Initially, there is a bibliographical research that, in general, approaches the concepts of print, fashion and typography in relation to the subject of study. Then, the analysis of similars is carried out, which surveys relevant examples for understanding the different uses of typography in clothing prints and their effects. From the collected data, the research concludes that typographic prints applied to garments are a powerful tool as they are flexible and effective in their attributions, capable of adding value, creating concepts and aesthetics, manifesting, expressing, identifying and categorizing. In a second moment, a collection of typographic prints is developed that has as its theme three typographies, namely, Helvetica, ITC Bauhaus and Didot. The creation of the collection of prints uses as a methodological basis an adaptation of Bruno Munari’s methodology (2008), plus a set of procedures developed to assist in the creativity process. Such procedures are summarized in the definition of the typographic elements that will be applied as motifs in the print, followed by the printing of these elements in different sizes and configurations and the generation of possible module compositions using manual collage. In the end, the collection totals three prints, one for each typography theme chosen and digitally applied to fabric models and clothing models.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectDesenho de modapt_BR
dc.subjectTecidos - Estampagempt_BR
dc.subjectImpressãopt_BR
dc.subjectComposição tipográficapt_BR
dc.subjectGraphic design (Typography)pt_BR
dc.subjectFashion drawingpt_BR
dc.subjectTextile printingpt_BR
dc.subjectPrintingpt_BR
dc.subjectTypesettingpt_BR
dc.titleTipografia e as estampas da moda: um estudo dessa tendência e criação de uma coleção de estampas tipográficaspt_BR
dc.title.alternativeTypography and fashion prints: a study of this trend and the creation of an collection of typographic printspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva explorar o uso da tipografia na composição de estampas para vestuário, as motivações que embasam tal apropriação e os efeitos que isso implica. Para tanto, é desenvolvida uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, que ocorre ao longo de três procedimentos. Inicialmente, têm-se uma pesquisa bibliográfica que de modo geral aborda os conceitos de estampa, moda e tipografia no que tange o tema de estudo. Em seguida, é realizada a análise de similares, que faz o levantamento de exemplos relevantes para a compreensão dos diferentes usos da tipografia em estampas de vestuário e seus efeitos. A partir dos dados levantados, a pesquisa conclui que a estampas tipográficas aplicadas nas peças de vestuário são uma ferramenta poderosa ao serem flexíveis e efetivas em suas atribuições, passíveis de agregar valor, criar conceitos e estéticas, manifestar, expressar, identificar e categorizar. Em um segundo momento, é desenvolvida uma coleção de estampas tipográficas que possui como tema três tipografias, sendo elas, a Helvetica, ITC Bauhaus e Didot. A criação da coleção de estampas utiliza como base metodológica uma adaptação da metodologia de Bruno Munari (2008), acrescida de um conjunto de procedimentos desenvolvidos para auxiliar no processo de criatividade. Tais procedimentos se resumem na definição dos elementos tipográficos que serão aplicados como motivos na estampa, seguido da impressão desses elementos em diferentes tamanhos e configurações e a geração de possíveis composições de módulo utilizando colagem manual. Ao final, a coleção totaliza em três estampas, sendo uma para cada tipografia tema escolhida e aplicadas digitalmente em modelos de tecido e modelos de roupas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
dc.contributor.referee1Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
dc.contributor.referee2Leite, Marta Karina-
dc.contributor.referee3Vörös, Anna Lucia da Silva Araujo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
criacaocolecaoestampastipograficas.pdf30,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons