Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35876
Título: Guia tipográfico para estudantes de design da UTFPR
Título(s) alternativo(s): Typographic guide for design students at UTFPR
Autor(es): Silva, Matheus Keller da
Orientador(es): Fukushima, Kando
Palavras-chave: Projeto gráfico (Tipografia) - Manuais, guias, etc.
Desenho (Projetos) - Estudo e ensino
Estudantes universitários
Ensino - Meios auxiliares
Graphic design (Typography) - Handbooks, manuals, etc.
Design - Study and teaching
College students
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 21-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Matheus Keller da. Guia tipográfico para estudantes de design da UTFPR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: O objetivo do presente trabalho de conclusão de curso é, a partir dos principais conceitos que baseiam a tipografia, o design da informação e o ensino do design atual, desenvolver um guia em formato digital que abordará conceitos visuais e teóricos sobre as convenções, os contextos, e especialmente, a tipografia em sua forma aplicada a fim de difundir e melhorar a compreensão sobre tipografia dos alunos do cursos de Design da UTFPR. Os conceitos por trás do projeto buscam repassar mensagens de simples entendimento e compreensíveis que contribuam para um aumento quantitativo e qualitativo do conhecimento dos alunos sobre tipografia no seu meio acadêmico. O projeto é dividido então em duas partes: na primeira, após o levantamento de um referencial teórico acerca dos temas de tipografia e suas convenções, com a seleção os conceitos que mais se destacam para que possam serem passados aos alunos e que proporcionem uma melhora na compreensão sobre tipografia. Já na segunda etapa será realizado o projeto gráfico em si através do método ADDIE, que contará com o suporte teórico desenvolvido na primeira etapa. O projeto gráfico posteriormente será realizado com total apelo ao seu público alvo. Sendo assim, o resultado final terá como objetivo proporcionar uma ferramenta informativa gratuita que proporcione aos alunos consultarem quando sentirem necessidade e também para aumentar seu repertório no conhecimento tipográfico que é tão importante dentro do design.
Abstract: The objective of this course conclusion work is, from the main concepts that underlie typography, information design and current design teaching, to develop a guide in digital format that will address visual and theoretical concepts about conventions, contexts , and especially, typography in its applied form in order to spread and improve the understanding of typography by students of Design courses at UTFPR. The concepts behind the project seek to pass on simple and understandable messages that contribute to a quantitative and qualitative increase in students' knowledge about typography in their academic environment. The project is then divided into two parts: in the first, after surveying a theoretical framework about typography themes and their conventions, with the selection of the most outstanding concepts so that they can be passed on to the students and that provide an improvement in the understanding about typography. In the second stage, the graphic design itself will be carried out through the ADDIE method, which will have the theoretical support developed in the first stage. The graphic project will later be carried out with full appeal to its target audience. Therefore, the final result will aim to provide a free informative tool that allows students to consult when they feel the need and also to increase their repertoire in typographic knowledge that is so important within design.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35876
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
guiatipograficoestudantesdesign.pdf39,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons