Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNoguti, Mariana Suemi-
dc.date.accessioned2025-02-05T20:03:48Z-
dc.date.available2025-02-05T20:03:48Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationNOGUTI, Mariana Suemi. Representatividade feminina e LGBTQIAP+ em The Last of Us. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35875-
dc.description.abstractWith the advancement of technology and the increasing popularity of games, they can be an important means of promoting learning and addressing relevant social issues. However, the gaming industry faces concerns regarding the representation of marginalized groups, such as stereotyping and negative and clichéd female characters. These stereotypes can have negative effects, perpetuating prejudices in society. This research studies and observes the representation of LGBTQIAP+ and female characters in The Last of Us, analyzing characters from the first game, The Last of Us: Part I, the second game, The Last of Us: Part II, and the television series, The Last of Us. Character analysis and film analysis methods were utilized. Specifically, the analysis focuses on the female characters from The Last of Us, both in the games and the series, namely Ellie Williams, Riley, Dina, Tess, and Abby. It reveals that design plays a crucial role in the representation of marginalized groups, influencing the visual, psychological, and social construction of female and LGBTQIAP+ characters. It is concluded that it is essential for audiovisual professionals involved in character creation to be aware of the stereotypes prevalent in society in order to create more inclusive characters and works for minorities, challenging negative stereotypes and promoting a more inclusive environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectPersonagens de vídeogamespt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectMinorias sexuaispt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectVideo game characterspt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectSexual minoritiespt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.titleRepresentatividade feminina e LGBTQIAP+ em The Last of Uspt_BR
dc.title.alternativeFemale representativeness and LGBTQIAP+ in The Last of Uspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom o avanço da tecnologia e o aumento da popularidade dos jogos, eles podem ser uma forma importante de promover a aprendizagem e abordar questões sociais relevantes. No entanto, a indústria de jogos enfrenta preocupações relacionadas à representação de minorias sociais, como estereotipagem e personagens femininos negativos e clichês. Esses estereótipos podem ter efeitos negativos, perpetuando preconceitos na sociedade. Esta pesquisa estuda e observa a representação de personagens LGBTQIAP+ e femininos em The Last of Us, analisando personagens do primeiro jogo The Last of Us: Part l, do segundo jogo The Last of Us: Part ll e da série de televisão, The Last of Us. Foram utilizados métodos de análise de personagens e análise fílmica. Especificamente, a análise se concentra nas personagens femininas de The Last of Us, tanto nos jogos quanto na série que são, Ellie Williams, Riley, Dina, Tess e Abby. Revelando que o design desempenha um papel fundamental na representação de minorias, influenciando a construção visual, psicológica e social das personagens femininas e femininas LGBTQIAP+. Conclui-se que é essencial que profissionais do audiovisual envolvidos na criação de personagens estejam cientes dos estereótipos presentes na sociedade, a fim de criar personagens e obras mais inclusivas para as minorias, desafiando estereótipos negativos e promovendo um ambiente mais inclusivo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Takazaki, Silmara Simone-
dc.contributor.referee1Takazaki, Silmara Simone-
dc.contributor.referee2França, Ana Claudia Camila Veiga de-
dc.contributor.referee3França, Maureen Schaefer-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
representatividadefemininalgbtqiap.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons