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Título: Representatividade feminina e LGBTQIAP+ em The Last of Us
Título(s) alternativo(s): Female representativeness and LGBTQIAP+ in The Last of Us
Autor(es): Noguti, Mariana Suemi
Orientador(es): Takazaki, Silmara Simone
Palavras-chave: Desenho (Projetos)
Personagens de vídeogames
Jogos eletrônicos
Minorias sexuais
Representações sociais
Design
Video game characters
Electronic games
Sexual minorities
Social representations
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NOGUTI, Mariana Suemi. Representatividade feminina e LGBTQIAP+ em The Last of Us. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Com o avanço da tecnologia e o aumento da popularidade dos jogos, eles podem ser uma forma importante de promover a aprendizagem e abordar questões sociais relevantes. No entanto, a indústria de jogos enfrenta preocupações relacionadas à representação de minorias sociais, como estereotipagem e personagens femininos negativos e clichês. Esses estereótipos podem ter efeitos negativos, perpetuando preconceitos na sociedade. Esta pesquisa estuda e observa a representação de personagens LGBTQIAP+ e femininos em The Last of Us, analisando personagens do primeiro jogo The Last of Us: Part l, do segundo jogo The Last of Us: Part ll e da série de televisão, The Last of Us. Foram utilizados métodos de análise de personagens e análise fílmica. Especificamente, a análise se concentra nas personagens femininas de The Last of Us, tanto nos jogos quanto na série que são, Ellie Williams, Riley, Dina, Tess e Abby. Revelando que o design desempenha um papel fundamental na representação de minorias, influenciando a construção visual, psicológica e social das personagens femininas e femininas LGBTQIAP+. Conclui-se que é essencial que profissionais do audiovisual envolvidos na criação de personagens estejam cientes dos estereótipos presentes na sociedade, a fim de criar personagens e obras mais inclusivas para as minorias, desafiando estereótipos negativos e promovendo um ambiente mais inclusivo.
Abstract: With the advancement of technology and the increasing popularity of games, they can be an important means of promoting learning and addressing relevant social issues. However, the gaming industry faces concerns regarding the representation of marginalized groups, such as stereotyping and negative and clichéd female characters. These stereotypes can have negative effects, perpetuating prejudices in society. This research studies and observes the representation of LGBTQIAP+ and female characters in The Last of Us, analyzing characters from the first game, The Last of Us: Part I, the second game, The Last of Us: Part II, and the television series, The Last of Us. Character analysis and film analysis methods were utilized. Specifically, the analysis focuses on the female characters from The Last of Us, both in the games and the series, namely Ellie Williams, Riley, Dina, Tess, and Abby. It reveals that design plays a crucial role in the representation of marginalized groups, influencing the visual, psychological, and social construction of female and LGBTQIAP+ characters. It is concluded that it is essential for audiovisual professionals involved in character creation to be aware of the stereotypes prevalent in society in order to create more inclusive characters and works for minorities, challenging negative stereotypes and promoting a more inclusive environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35875
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