Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIliuk, Jeane Patricia dos Santos-
dc.date.accessioned2025-02-05T12:49:39Z-
dc.date.available2025-02-05T12:49:39Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.citationILIUK, Jeane Patricia dos Santos. Gestão na saúde no ambiente de trabalho de pilotos de aeronaves de asas rotativas. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35871-
dc.description.abstractThe constant transformations and implementation of high-performance technologies in the aviation sector have required professionals to have excellent technical, behavioral, physical, cognitive and socio-emotional skills. This study proposed the construction of an instrument to assess fatigue at work for rotary wing aircraft pilots, identifying the indicators of risk of illness to these professionals' health, which contribute to physical and mental health problems in the exercise of their functions. Factors such as the work context, physical, emotional, cognitive, relational and social costs and damages, as well as fatigue and the meanings of pleasure and suffering at work were evaluated. To achieve this objective, an exploratory and field study was carried out with a sample of 52 rotary wing aircraft pilots from an airline company in the southern region of Brazil. Data were collected through questionnaires and scales, including the Inventory of Risk of Illness at Work (ITRA) and the fatigue assessment scale developed specifically for rotary wing pilots (EAFPAAR). Data analysis combined quantitative and qualitative approaches, using content analysis, factor analysis and clustering. The results revealed that, in the work context, lack of recognition, devaluation, difficulties in interpersonal relationships and communication failures were considered critical aspects. Regarding work-related costs, pilots reported high physical costs, especially musculoskeletal diseases, critical costs in the psychological, cognitive and relational dimensions, while social relationships were considered satisfactory. Feelings of fatigue, exhaustion and stress were observed among pilots, in addition to indicators of possible psychopathological disorders, such as anxiety, somatic symptoms and depressive mood. Professionals mentioned difficulties and illnesses, but did not report concrete damages. Compared with other applied scales, the EAFPAAR proved to be consistent and could serve as support for periodic fatigue assessments, defining appropriate health interventions, covering promotion, prevention, treatment and rehabilitation in the health of rotary wing aircraft pilots, enabling mental health management focused on the well-being of the pilot, the organization and society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectAviadorespt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectInstrumentos de mediçãopt_BR
dc.subjectAir pilotspt_BR
dc.subjectAirshipspt_BR
dc.subjectWork environmentpt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectFatiguept_BR
dc.subjectMeasuring instrumentspt_BR
dc.titleGestão na saúde no ambiente de trabalho de pilotos de aeronaves de asas rotativaspt_BR
dc.title.alternativeWorkplace health management for rotary wing aircraft pilotspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoAs constantes transformações e a implantação de tecnologias de alto desempenho no setor aéreo têm exigido dos profissionais competências técnicas, comportamentais, físicas, cognitivas e socioemocionais em nível de excelência. Este estudo propôs a construção de um instrumento de avaliação de fadiga no trabalho para pilotos de aeronaves de asas rotativas, identificando os indicadores de risco de adoecimento à saúde desses profissionais, que contribuem para problemas de saúde física e mental no exercício de suas funções. Foram avaliados fatores como o contexto do trabalho, custos e danos físicos, emocionais, cognitivos, relacionais e sociais, além da fadiga e dos significados de prazer e sofrimento no trabalho. Para alcançar este objetivo, foi realizado um estudo exploratório e de campo com uma amostra de 52 pilotos de aeronaves de asa rotativa de uma empresa do setor aéreo no Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de questionários e escalas, incluindo o Inventário de Risco de Adoecimento no Trabalho (ITRA) e a escala de avaliação de fadiga desenvolvida especificamente para pilotos de asas rotativas (EAFPAAR). A análise dos dados combinou abordagens quantitativas e qualitativas, utilizando análise de conteúdo, análise fatorial e clusterização. Os resultados revelaram que, no contexto de trabalho, a falta de reconhecimento, a desvalorização, as dificuldades nas relações interpessoais e as falhas na comunicação foram aspectos considerados críticos. Em relação aos custos relacionados ao trabalho, os pilotos relataram alto custo físico, especialmente doenças osteomusculares, custos críticos nas dimensões psicológica, cognitiva e relacional, enquanto as relações sociais foram consideradas satisfatórias. Observaram-se sentimentos de fadiga, esgotamento e estresse entre os pilotos, além de indicadores de possíveis transtornos psicopatológicos, como ansiedade, sintomas somáticos e humor depressivo. Os profissionais mencionaram dificuldades e adoecimentos, mas não relataram danos concretos. O EAFPAAR, comparado com outras escalas aplicadas, mostrou-se consistente e poderá servir como apoio para avaliações periódicas de fadiga, definindo intervenções condizentes em saúde, abrangendo promoção, prevenção, tratamento e reabilitação na saúde dos pilotos de aeronaves de asas rotativas, possibilitando uma gestão de saúde mental voltada para o bem-estar do piloto, da organização e da sociedade.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1208-2130pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5318827134739849pt_BR
dc.contributor.advisor1Tusset, Angelo Marcelo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3144-0407pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1204232509410955pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Iliuk, Itamar-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6904-6240pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3849851399700826pt_BR
dc.contributor.referee1Tusset, Angelo Marcelo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3144-0407pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1204232509410955pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Clivaldo de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6117-6841pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9325549565199068pt_BR
dc.contributor.referee3Kovaleski, João Luiz-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4232-8883pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4238962623790586pt_BR
dc.contributor.referee4Piqueira, José Roberto Castilho-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-0153-6686pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6644721827442957pt_BR
dc.contributor.referee5Pagani, Regina Negri-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-2655-6424pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472869600330564pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaosaudepilotosaeronaves.pdf4,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons