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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35871
Título: | Gestão na saúde no ambiente de trabalho de pilotos de aeronaves de asas rotativas |
Título(s) alternativo(s): | Workplace health management for rotary wing aircraft pilots |
Autor(es): | Iliuk, Jeane Patricia dos Santos |
Orientador(es): | Tusset, Angelo Marcelo |
Palavras-chave: | Aviadores Aeronaves Ambiente de trabalho Saúde mental Fadiga Instrumentos de medição Air pilots Airships Work environment Mental health Fatigue Measuring instruments |
Data do documento: | 11-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | ILIUK, Jeane Patricia dos Santos. Gestão na saúde no ambiente de trabalho de pilotos de aeronaves de asas rotativas. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. |
Resumo: | As constantes transformações e a implantação de tecnologias de alto desempenho no setor aéreo têm exigido dos profissionais competências técnicas, comportamentais, físicas, cognitivas e socioemocionais em nível de excelência. Este estudo propôs a construção de um instrumento de avaliação de fadiga no trabalho para pilotos de aeronaves de asas rotativas, identificando os indicadores de risco de adoecimento à saúde desses profissionais, que contribuem para problemas de saúde física e mental no exercício de suas funções. Foram avaliados fatores como o contexto do trabalho, custos e danos físicos, emocionais, cognitivos, relacionais e sociais, além da fadiga e dos significados de prazer e sofrimento no trabalho. Para alcançar este objetivo, foi realizado um estudo exploratório e de campo com uma amostra de 52 pilotos de aeronaves de asa rotativa de uma empresa do setor aéreo no Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de questionários e escalas, incluindo o Inventário de Risco de Adoecimento no Trabalho (ITRA) e a escala de avaliação de fadiga desenvolvida especificamente para pilotos de asas rotativas (EAFPAAR). A análise dos dados combinou abordagens quantitativas e qualitativas, utilizando análise de conteúdo, análise fatorial e clusterização. Os resultados revelaram que, no contexto de trabalho, a falta de reconhecimento, a desvalorização, as dificuldades nas relações interpessoais e as falhas na comunicação foram aspectos considerados críticos. Em relação aos custos relacionados ao trabalho, os pilotos relataram alto custo físico, especialmente doenças osteomusculares, custos críticos nas dimensões psicológica, cognitiva e relacional, enquanto as relações sociais foram consideradas satisfatórias. Observaram-se sentimentos de fadiga, esgotamento e estresse entre os pilotos, além de indicadores de possíveis transtornos psicopatológicos, como ansiedade, sintomas somáticos e humor depressivo. Os profissionais mencionaram dificuldades e adoecimentos, mas não relataram danos concretos. O EAFPAAR, comparado com outras escalas aplicadas, mostrou-se consistente e poderá servir como apoio para avaliações periódicas de fadiga, definindo intervenções condizentes em saúde, abrangendo promoção, prevenção, tratamento e reabilitação na saúde dos pilotos de aeronaves de asas rotativas, possibilitando uma gestão de saúde mental voltada para o bem-estar do piloto, da organização e da sociedade. |
Abstract: | The constant transformations and implementation of high-performance technologies in the aviation sector have required professionals to have excellent technical, behavioral, physical, cognitive and socio-emotional skills. This study proposed the construction of an instrument to assess fatigue at work for rotary wing aircraft pilots, identifying the indicators of risk of illness to these professionals' health, which contribute to physical and mental health problems in the exercise of their functions. Factors such as the work context, physical, emotional, cognitive, relational and social costs and damages, as well as fatigue and the meanings of pleasure and suffering at work were evaluated. To achieve this objective, an exploratory and field study was carried out with a sample of 52 rotary wing aircraft pilots from an airline company in the southern region of Brazil. Data were collected through questionnaires and scales, including the Inventory of Risk of Illness at Work (ITRA) and the fatigue assessment scale developed specifically for rotary wing pilots (EAFPAAR). Data analysis combined quantitative and qualitative approaches, using content analysis, factor analysis and clustering. The results revealed that, in the work context, lack of recognition, devaluation, difficulties in interpersonal relationships and communication failures were considered critical aspects. Regarding work-related costs, pilots reported high physical costs, especially musculoskeletal diseases, critical costs in the psychological, cognitive and relational dimensions, while social relationships were considered satisfactory. Feelings of fatigue, exhaustion and stress were observed among pilots, in addition to indicators of possible psychopathological disorders, such as anxiety, somatic symptoms and depressive mood. Professionals mentioned difficulties and illnesses, but did not report concrete damages. Compared with other applied scales, the EAFPAAR proved to be consistent and could serve as support for periodic fatigue assessments, defining appropriate health interventions, covering promotion, prevention, treatment and rehabilitation in the health of rotary wing aircraft pilots, enabling mental health management focused on the well-being of the pilot, the organization and society. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35871 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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