Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35868
Título: | Colocando a existência em jogo na educação crítica em design |
Título(s) alternativo(s): | Existence at stake in critical design education |
Autor(es): | Zukowski, Alanis Louise de Mello Kosake, Maria Vitória Ribeiro |
Orientador(es): | Amstel, Frederick Marinus Constant Van |
Palavras-chave: | Desenho (Projetos) - Estudo e ensino Comportamento de ajuda Consciência Opressão (Psicologia) Extensão universitária Design - Study and teaching Helping behavior Consciousness Oppression (Psychology) University extension |
Data do documento: | 20-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ZUKOWSKI, Alanis Louise de Mello; KOSAKE, Maria Vitória Ribeiro. Colocando a existência em jogo na educação crítica em design. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | O presente projeto surgiu do anseio de impulsionar estudantes de design a compreender e buscar ações relevantes para suas situações-limite através do desenvolvimento da consciência coletiva. Para tal, foi documentado e continuado um projeto iniciado em uma disciplina optativa do curso de Bacharelado em Design da UTFPR intitulado Baralho de Crises. Este baralho foi desenvolvido para propor reflexões sobre “crises existenciais” experienciadas por estudantes de Design. Espera-se que esse trabalho possa não só ser empregado em dinâmicas de grupo com estudantes, mas também contribuir com as pesquisas sobre educação crítica em design. Primeiramente, foram realizadas pesquisas bibliográficas relacionando as teorias da pedagogia freiriana. Os conceitos de consciência e projeto de Alvaro Vieira Pinto e a abordagem e ideologia do Design Livre que influenciaram o projeto do baralho. Em seguida, iniciou-se a documentação da experiência da turma durante o decorrer da disciplina e desenvolvimento do projeto a partir de entrevistas com os estudantes além dos registros realizados pelo professor da disciplina. Consultas às bibliografias quanto à história e estrutura da UTFPR no contexto do ensino superior brasileiro ajudaram também a compreender melhor, as crises dos estudantes de design, de forma a construir os fundamentos do objeto a ser projetado. Além disso, foram realizados dois experimentos com grupos de estudantes para estudar suas interações com o protótipo do baralho. Assim, a pesquisa destaca a importância da educação critica, como abordagem extensionista universitária para preparar os estudantes a exercerem os atos-limites diante das situações-limite concretas. |
Abstract: | The present project arose from the desire to encourage design students to understand and seck relevant actions for their limiting situations through the development of collective consciousness. To this end, a project started in an optional discipline of the Bachelor of Design course at UTFPR, called Crisis Deck, it was documented and continued. This deck was developed to propose reflections about “existential crises” experienced by Design students. It is hoped that this work can not only be used in group dynamics with students, but also contribute to research on critical design education. First. Bibliographical research was done relating Freirean pedagogical theories. Alvaro Vieira Pinto’s concepts of consciousness and project. And the Design Livre approach and ideology that influenced the deck project. Next, the documentation of the class’s experience during the course and the project’s development started, based on interviews with the students and on the records made by the class teacher. Consulting bibliographies about the history and structure of the UTFPR in the context of Brazilian higher education also helped to better understand the crises of the design students, in order to build the foundations of the object to be designed. In addition. Two experiments were conducted with groups of students to study their interactious with the deck prototype. Thus, the research highlights the importance of critical education, as a university extensionist approach to prepare students to exercise limit -acts in the face of concrete limit-situations. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35868 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jogoeducacaocriticadesign .pdf | 38,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons