Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Adrie Leliana de Souza-
dc.creatorPolido, Gustavo dos Santos-
dc.date.accessioned2025-02-04T18:08:29Z-
dc.date.available2025-02-04T18:08:29Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationCAMPOS, Adrie Leliana de Souza; POLIDO, Gustavo dos Santos. Inteligência artificial no trabalho de design: investigação sobre a consciência crítica e ingênua do pensamento projetual. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35867-
dc.description.abstractThe automation of design work has worried professionals in the field, especially after artificial intelligence capable of synthesizing new images became available to the general public. In addition to this application of artificial intelligence in the profession, there are many other possible ones, many considered dangerous, others urgent and some necessary. This work highlights the role of design consciousness in the appropriation and use of artificial intelligence, distinguishing two forms of consciousness: naive consciousness and critical consciousness of reality. Through this distinction, it is possible to understand that this type of technology appeals to the naive conscience in order to reproduce ethical and aesthetic values behind a neutrality cover, which can be unveiled and subverted by design professionals. Faced with artificial intelligence, critical awareness emerges as a possible production focus for design professionals who wish to resist the naive automation of their work. This research includes an experiment to create critical awareness among design students regarding the use of artificial intelligence in image synthesis. The reflection on this experiment points to the dispute in the field of Critical Ontological Design, which combats the production of oppressed realities, such as contemporary technofascism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos) - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos morais e éticospt_BR
dc.subjectConsciência (Ética)pt_BR
dc.subjectAbstraçãopt_BR
dc.subjectDesign - Effect of technological innovations onpt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectTechnology - Moral and ethical aspectspt_BR
dc.subjectConsciencept_BR
dc.subjectAbstractionpt_BR
dc.titleInteligência artificial no trabalho de design: investigação sobre a consciência crítica e ingênua do pensamento projetualpt_BR
dc.title.alternativeArtificial intelligence in design work: investigation of the critical and naive consciousness of design thinkingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA automação do trabalho de design tem preocupado os profissionais da área, principalmente, depois que inteligências artificiais capazes de sintetizar novas imagens se tornaram disponíveis ao público em geral. Além desta aplicação de inteligência artificial na profissão, existem muitas outras possíveis, muitas consideradas perigosas, outras urgentes e algumas necessárias. Este trabalho destaca o papel da consciência projetual na apropriação e uso da inteligência artificial, distinguindo duas formas de consciência: a consciência ingênua e a consciência crítica da realidade. Através dessa distinção, é possível, compreender que esse tipo de tecnologia apela para a consciência ingênua de modo a reproduzir valores éticos e estéticos atrás de uma capa de neutralidade, que pode ser desvelada e subvertida por profissionais de design. Diante da inteligência artificial, a consciência crítica emerge como um possível foco de produção para profissionais de design que desejam resistir à automação ingênua do seu trabalho. Esta pesquisa inclui um experimento de formação de consciência crítica entre estudantes de design a respeito do uso de inteligências artificiais de sínteses de imagens. A reflexão sobre este experimento aponta para a disputa no campo do Design Ontológico Crítico, que combate a produção de realidades oprimidas, tais como o tecnofascismo contemporâneo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Amstel, Frederick Marinus Constant Van-
dc.contributor.referee1Amstel, Frederick Marinus Constant Van-
dc.contributor.referee2Pinto, Geraldo Augusto-
dc.contributor.referee3Mazzarotto Filho, Marco André-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
inteligenciaartificialpensamentoprojetual.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons