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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35860
Título: | Pressupostos da análise do comportamento aplicada em sala de aula: uma proposta de formação continuada para professores de educação infantil voltada ao TEA |
Título(s) alternativo(s): | Assumptions of behavior analysis applied in the classroom: a continuing training proposal for early early education teachers tailored to ASD |
Autor(es): | Rosa, Cleide Aparecida Massacani |
Orientador(es): | Ramos, Fernanda Peres |
Palavras-chave: | Autismo Transtornos do neurodesenvolvimento Professores - Formação Autism Neurodevelopmental disorders Teachers, Training of |
Data do documento: | 9-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | ROSA, Cleide Aparecida Massacani. Pressupostos da análise do comportamento aplicada em sala de aula: uma proposta de formação continuada para professores de educação infantil voltada ao TEA. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | O presente trabalho busca nos pressupostos da Análise de Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis - ABA) uma possibilidade de abordagem capaz de contribuir no manejo de comportamentos inapropriados e para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sabe-se que, atualmente estabeleceu-se três níveis de suporte a partir da necessidade que a criança com TEA apresenta para realização das atividades diárias e educacionais. Todavia, por tratar se de um espectro é possível visualizar diferentes manifestações e sintomas entre os autistas, de modo que um autista nunca será igual ao outro. No que se refere ao campo educacional, esse cenário traz como desafio, a necessidade da elaboração de estratégias pedagógicas e adaptações em sala de aula. E isso se torna mais evidente no contexto da Educação Infantil, em que já é possível visualizar esse maior fluxo de crianças diagnosticadas. Contudo, acredita-se que dentre os maiores desafios esteja a falta de formações e apoio educacional sobre o autismo para os professores. Diante disso, este trabalho teve como objetivo geral propor um curso de Formação Continuada, tendo como foco principal conhecer as especificidades da criança TEA, bem como, apresentar a ciência ABA de modo que possa contribuir de maneira assertiva com o desenvolvimento da criança TEA. Com o intuito de alcançar tal propósito, delineou-se o seguinte conjunto de objetivos específicos: estruturar uma Formação Continuada com aporte teórico muito bem fundamentado sobre o TEA; apresentar nesta formação os pressupostos da ciência ABA de modo a contribuir para a prática pedagógica na Educação Infantil durante o processo de pré-alfabetização com crianças autistas; propor às participantes práticas de manejo e estratégias pedagógicas de modo a contribuir com o atendimento às crianças autistas; utilizar a metodologia das Representações Sociais (RS), Análise de Discurso (AD) e diário de campo da professora pesquisadora, contrapor e analisar os discursos dos professores entre o início e término da implementação da Formação Continuada. E isso, a fim de avaliar indícios de alcance dos conhecimentos partilhados. No que se refere ao campo metodológico para análise dos dados, o trabalho está alicerçado nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa das RS e AD. Para constituição do corpus analítico foram utilizados questionários e o diário de campo da professora pesquisadora, contribuindo para uma estruturação costurada entre análises e relato de experiência. Os resultados evidenciaram o interesse dos professores em aprender mais sobre o tema, os diálogos, trocas de informações e respostas dos questionários propostos desvelaram que as profissionais participantes estejam empenhadas no processo que visa o melhor atendimento às crianças atípicas. Considerando que, a realização de intervenções pautadas e planejadas sejam mais assertivas no que se refere ao desenvolvimento pedagógico da criança TEA. |
Abstract: | The present work seeks, in the assumptions of Applied Behavior Analysis (ABA), a possible approach capable of contributing to the management of inappropriate behaviors and the learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). It is known that three levels of support have currently been established based on the needs that children with ASD have to carry out daily and educational activities. However, because it is a spectrum, it is possible to see different manifestations and symptoms among autistic people, so that one autistic person will never be the same as another. With regard to the educational field, this scenario brings as a challenge the need to develop pedagogical strategies and adaptations in the classroom. And this becomes more evident in the context of Early Childhood Education, where it is now possible to see this greater flow of diagnosed children. However, it is believed that one of the biggest challenges is the lack of training and educational support on autism for teachers. Given this, the general objective of this work was to propose a Continuing Training course, with the main focus being to understand the specificities of ASD children, as well as to present ABA science so that it can contribute assertively to the development of ASD children. In order to achieve this purpose, the following set of specific objectives was outlined: structuring Continuing Training with very well-founded theoretical support on ASD; present in this training the assumptions of ABA science in order to contribute to pedagogical practice in Early Childhood Education during the pre-literacy process with autistic children; propose management practices and pedagogical strategies to participants in order to contribute to the care of autistic children; use the methodology of Social Representations (RS), Discourse Analysis (DA) and the researcher teacher's field diary, compare and analyze the teachers' speeches between the beginning and end of the implementation of Continuing Training. And this, in order to evaluate signs of the scope of shared knowledge. Regarding the methodological field for data analysis, the work is based on the theoretical assumptions of qualitative research in RS and AD. To create the analytical corpus, questionnaires and the research teacher's field diary were used, contributing to a structure woven between analyzes and experience reports. The results showed the teachers' interest in learning more about the topic, the dialogues, exchange of information and answers to the proposed questionnaires revealed that the participating professionals are committed to the process that aims to provide better care for atypical children. Considering that, carrying out guided and planned interventions are more assertive with regard to the pedagogical development of the ASD child. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Intervenções e estratégias pedagógicas na pré-alfabetização para crianças com TEA: uma proposta de formação continuada para professores de educação infantil" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35860 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
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