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Título: A formação docente e as metodologias ativas na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Youth and adult education and the use of active methodologies
Autor(es): Urban, Juliane Retko
Orientador(es): Frasson, Antonio Carlos
Palavras-chave: Professores - Formação
Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
Estratégias de aprendizagem
Solução de problemas
Educação de jovens e adultos
Teachers, Training of
Teaching - Methodology
Active learning
Learning strategies
Problem solving
Data do documento: 27-Nov-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: URBAN, Juliane Retko. A formação docente e as metodologias ativas na educação de jovens e adultos. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: O uso de estratégias diferenciadas em sala de aula pode vir a contribuir com a aprendizagem dos educandos. A aplicação de metodologias ativas, que estimulam a proatividade e o aperfeiçoamento pessoal, pode ser um diferencial no processo de ensino e aprendizagem. Com a utilização de metodologias ativas, o processo se desloca de uma aprendizagem de memorização para uma aprendizagem autoformativa e promove a articulação de uma aprendizagem para a autonomia, crítica e integrada, a qual favorece o desenvolvimento dos educandos. Para isso, faz-se necessário, para os educadores que atuam com a Educação de Jovens e Adultos - EJA, conhecer as metodologias. Assim, o problema que se estabeleceu para esta tese foi: ‘Como se caracteriza a formação dos professores que atuam na EJA em relação ao uso de metodologias ativas?’. A partir desse problema, objetivou-se caracterizar a formação dos docentes que atuam na EJA em relação ao uso de metodologias ativas em sala de aula. A presente pesquisa foi realizada com 30 educadores atuantes na modalidade, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa. No que se refere ao embasamento teórico, tendo a pesquisa bibliográfica com enfoque nos saberes docentes e nas metodologias ativas, sendo elas: instrução por pares, aprendizagem baseada em problemas e problematização, optou-se pelos seguintes autores: Berbel (1998; 2011), Bordenave e Pereira (1998), Freire (2000; 2020), Di Pierro (2005), Shulman (2005; 2014; 2016), Nóvoa (2009), Tardif (2014), Munhoz (2015), Mattar (2017) e Gatti et al. (2019). O método utilizado nesta pesquisa foi o indutivo, com pesquisa qualitativa e quantitativa e com a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi enviado via plataforma on-line para os participantes da pesquisa. Para a análise de dados, foram utilizados os indicativos da análise de conteúdo. Diante desse estudo, verificou-se que os educadores participam das formações ofertadas, porém essas formações não são específicas para a modalidade da EJA. Inferiu-se que os educadores se utilizam de metodologias ativas em suas aulas, mas as metodologias entendidas como referências nesta pesquisa foram citadas por poucos educadores, e a metodologia do Arco de Maguerez não foi citada. Ante a isso, elaborou-se o produto educacional que recebeu a denominação “Reflexões dos educadores da EJA sobre o uso de metodologias ativas”. O produto educacional tem por objetivo a capacitação dos educadores em relação às metodologias ativas, as quais visam ao aprendizado do educando pelo desenvolvimento da autonomia e senso crítico. Nesse cenário, foram abordadas as metodologias ativas: peer instruction, aprendizagem baseada em problemas e problematização pelo Arco de Manguerez. Os dados coletados proporcionaram uma compreensão aprofundada que elucidou que o uso de metodologias ativas pelos educadores promove o desenvolvimento da autonomia e senso crítico do educando. Esse processo de desenvolvimento pode ser individual ou em equipe; também envolve experiências e aprendizagens por intermédio dos educadores.
Abstract: The use of different strategies in the classroom can contribute to students' learning. The application of active methodologies, which encourage proactivity and personal improvement, can be a differentiator in the teaching and learning process. With the use of active methodologies, the process shifts from memorization to self-formative learning and promotes the articulation of autonomous, critical and integrated learning, which favors the development of students. For this to happen, educators working in Youth and Adult Education (EJA) need to be familiar with methodologies. Thus, the problem set for this thesis was: ‘How is the training of teachers working in YAE characterized in relation to the use of active methodologies?’. Based on this problem, the aim was to characterize the training of teachers working in the EJA in relation to the use of active methodologies in the classroom. This research was carried out with 30 educators working in this modality, belonging to the Ponta Grossa Regional Education Center. With regard to the theoretical basis, bibliographical research focused on teaching knowledge and active methodologies, namely: peer instruction, problem-based learning and problematization, and the following authors were chosen: Berbel (1998; 2011), Bordenave and Pereira (1998), Freire (2000; 2020), Di Pierro (2005), Shulman (2005; 2014; 2016), Nóvoa (2009), Tardif (2014), Munhoz (2015), Mattar (2017) and Gatti (2019). The method used in this research was inductive, with qualitative and quantitative research and the application of a semi-structured questionnaire, which was sent via an online platform to the research participants. Content analysis was used to analyze the data. This study found that educators take part in the training offered, but this training is not specific to the EJA modality. It was inferred that educators use active methodologies in their classes, but the methodologies understood as references in this research were mentioned by few educators, and the Maguerez Arc methodology was not mentioned. In view of this, an educational product was created called “Reflections of EJA educators on the use of active methodologies”. The aim of the educational product is to train educators in active methodologies, which aim to help students learn by developing autonomy and a critical sense. In this scenario, active methodologies were addressed: peer instruction, problem-based learning and problematization through the Manguerez Arc. The data collected provided an in-depth understanding that elucidated that the use of active methodologies by educators promotes the development of the student's autonomy and critical sense. This development process can be individual or team-based; it also involves experiences and learning through educators.
Descrição: Acompanha produção técnica: Reflexões dos educadores da EJA sobre o uso de metodologias ativas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35853
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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