Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Cleber Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-01-27T19:12:56Z-
dc.date.available2025-01-27T19:12:56Z-
dc.date.issued2024-09-12-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Cleber Rodrigues. Uma abordagem para o ensino de autovalores e autovetores resgatando conceitos prévios 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35838-
dc.description.abstractLinear algebra plays a fundamental role, with applications in areas such as mathematics, engineering, and physics. Among its concepts are eigenvalues and eigenvectors, which have applications in quantum mechanics, image processing, vibration analysis, and linear operator theory. In teaching linear algebra, it is observed that although students generally understand the concepts of eigenvalues and eigenvectors, they often face difficulties related to essential prior knowledge concepts. These prior knowledge concepts from high school include determinants, finding roots of a polynomial, and homogeneous linear systems. The difficulties may result from gaps in learning or retention of these contents. To overcome these challenges, it is essential to have materials that integrate and explain these prior concepts clearly and accessibly, facilitating the understanding of more advanced content. This work proposes an approach to teaching eigenvalues and eigenvectors, focusing on the recovery of prior high school concepts, with the aim of improving student understanding and illustrating the relevance of these concepts through a practical application, such as in Civil Engineering in the calculation of principal stresses and principal directions. The research is primarily basic, focusing on presenting theoretical concepts in an objective and exploratory manner using a qualitative approach, which involves literature review for the creation of didactic material that contributes to the teaching of eigenvalues and eigenvectors.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.enpt_BR
dc.subjectÁlgebra linearpt_BR
dc.subjectDeterminantes (Matemática)pt_BR
dc.subjectRaízes numéricaspt_BR
dc.subjectAlgebras, Linearpt_BR
dc.subjectDeterminantspt_BR
dc.subjectRoots, Numericalpt_BR
dc.titleUma abordagem para o ensino de autovalores e autovetores resgatando conceitos préviospt_BR
dc.title.alternativeAn approach to teaching self-values and eigenvectors rescuing previous conceptspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA álgebra linear desempenha um papel fundamental, com aplicações em áreas como a matemática, engenharia e física. Entre seus conceitos estão os autovalores e autovetores com aplicações em mecânica quântica, processamento de imagem, análise de vibrações e teoria dos operadores lineares. No ensino de álgebra linear, observa-se que, embora os alunos geralmente compreendam os conceitos de autovalores e autovetores, frequentemente enfrentam dificuldades relacionadas aos conceitos prévios essenciais. Esses conceitos prévios do ensino médio incluem determinantes, determinação de raízes de um polinômio e sistemas lineares homogêneos. As dificuldades podem resultar de lacunas na aprendizagem ou na permanência desses conteúdos. Para superar essas dificuldades, é fundamental dispor de materiais que integrem e expliquem de maneira clara e acessível esses conceitos prévios, facilitando a compreensão do conteúdo mais avançado. Este trabalho propõe uma abordagem para o ensino de autovalores e autovetores, focando na recuperação dos conceitos prévios do ensino médio, com o objetivo de melhorar o entendimento dos alunos e ilustrar a relevância desses conceitos por meio de uma aplicação prática, como na Engenharia Civil no cálculo de tensões principais e direções principais. A pesquisa é predominantemente básica, com foco em apresentar conceitos teóricos de forma objetiva e exploratória utilizando a abordagem qualitativa, que envolve revisão de literatura para a criação de um material didático que colabore no ensino de autovalores e autovetores.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Garcia, Suellen Ribeiro Pardo-
dc.contributor.referee1Garcia, Suellen Ribeiro Pardo-
dc.contributor.referee2Hattori, Jahina Fagundes de Assis-
dc.contributor.referee3Araujo, Wilian Francisco de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoautovetoresconceitosprevios.pdf320,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons