Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35837
Título: | Uma investigação sobre o uso de impressoras 3D na produção de materiais manipuláveis: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | An investigation into the use of 3D printers in the production of manipulable materials: a case study |
Autor(es): | Cesaro, Angela de |
Orientador(es): | Merli, Renato Francisco |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Estudantes com deficiência visual Ensino - Meios auxiliares Inclusive education Students with visual disabilities Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 3-Jul-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | CESARO, Angela de. Uma investigação sobre o uso de impressoras 3D na produção de materiais manipuláveis: um estudo de caso. 2024. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2024. |
Resumo: | Este estudo investigou a utilização de impressoras 3D na produção de materiais manipuláveis para alunos com necessidades educacionais específicas (NEE) nas escolas municipais de Toledo, Paraná. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se em uma revisão bibliográfica abrangente em plataformas como Google Acadêmico, Plataforma Sucupira e Base de Teses e Dissertações da CAPES, buscando aprofundar a compreensão sobre inclusão, materiais manipuláveis e tecnologia assistiva. Para coletar dados empíricos, foi aplicado um questionário eletrônico a professores das escolas municipais, visando entender como a tecnologia 3D tem sido utilizada no contexto educacional, quais materiais têm sido produzidos e quais as facilidades e dificuldades encontradas pelos educadores nesse processo. Os resultados revelaram o potencial da impressão 3D para a criação de materiais personalizados e adaptados às necessidades individuais dos alunos com NEE, contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e equitativo. No entanto, a pesquisa também evidenciou a necessidade de maior investimento em formação continuada para os professores, a fim de que se sintam capacitados e confiantes para utilizar essa tecnologia de forma eficaz em suas práticas pedagógicas. Este estudo contribui para o campo da educação inclusiva ao fornecer um panorama da utilização da impressão 3D nas escolas municipais de Toledo e ao apontar caminhos para a sua implementação de forma mais efetiva. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar políticas públicas e práticas pedagógicas que promovam a inclusão de alunos com NEE por meio do uso de tecnologias inovadoras. |
Abstract: | This study investigated the use of 3D printers in producing manipulative materials for students with specific educational needs (SEN) in municipal schools in Toledo, Paraná. The research, with a qualitative approach, was based on a comprehensive bibliographical review on platforms such as Google Scholar, Plataforma Sucupira, and CAPES Theses and Dissertations Base, seeking to deepen the understanding of inclusion, manipulable materials, and assistive technology. To collect empirical data, an electronic questionnaire was applied to teachers from municipal schools to understand how 3D technology has been used in the educational context, what materials have been produced, and what facilities and difficulties educators encountered in this process. The results revealed the potential of 3D printing to create personalized materials adapted to the individual needs of students with SEN, contributing to a more inclusive and equitable learning environment. However, the research also highlighted the need for more significant investment in continuing training for teachers to feel qualified and confident to use this technology effectively in their pedagogical practices. This study contributes to the field of inclusive education by providing an overview of the use of 3D printing in Toledo municipal schools and pointing out ways to implement it more effectively. The results of this research are expected to support public policies and pedagogical practices that promote the inclusion of students with SEN through innovative technologies. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35837 |
Aparece nas coleções: | TD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
impressoras3dmateriaismanipulaveis.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons