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Título: Práticas avaliativas no ensino remoto emergencial: uma análise dos instrumentos de avaliação em matemática
Título(s) alternativo(s): Evaluation practices in emergency remote teaching: an analysis of assessment instruments in mathematics
Autor(es): Royer, Fátima Maria
Orientador(es): Silva, Heloisa Cristina da
Palavras-chave: COVID-19, Pandemia de, 2020-2023
Avaliação educacional
Ensino via Web
COVID-19 Pandemic, 2020-2023
Education - Evaluation
Web-based instruction
Data do documento: 2-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: ROYER, Fátima Royer. Práticas avaliativas no ensino remoto emergencial: uma análise dos instrumentos de avaliação em matemática. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2024.
Resumo: O texto examina as estratégias avaliativas no ensino de matemática adotadas durante o Ensino Remoto Emergencial devido à pandemia de COVID-19, que demandou novas metodologias e ferramentas digitais. A coleta de dados se deu através de teses e dissertações da CAPES e a partir da análise bibliográfica foi possível conhecer instrumentos avaliativos, destacando a eficácia de ferramentas interativas como Kahoot e Padlet, que promovem um ambiente de aprendizado mais dinâmico. A pesquisa enfatiza a importância de uma metodologia adequada para cada ferramenta e a criatividade do professor no desenvolvimento de propostas pedagógicas que incentivam o aprendizado dos alunos, além de destacar a necessidade de feedback contínuo como essencial para a regulação do ensino e para a motivação dos alunos. Além disso, é possível concluir com a pesquisa que muitas vezes, pela falta de preparo prévio e de conhecimento tecnológico, as avaliações em formato de questionários antes aplicados através de um papel, no período foram transferidas para plataformas digitais, não alterando sua essência. Em resumo, o estudo propõe uma abordagem integrada e diversificada para a avaliação em matemática, que melhora o desempenho acadêmico e transforma a experiência de aprendizado, beneficiando tanto alunos quanto educadores.
Abstract: The text examines the assessment strategies in mathematics teaching adopted during emergency remote teaching due to the covid-19 pandemic, which required new methodologies and digital tools. data collection was carried out through capes theses and dissertations, and from the bibliographic analysis it was possible to know assessment instruments, highlighting the effectiveness of interactive tools such as kahoot and padlet, which promote a more dynamic learning environment. The research emphasizes the importance of an appropriate methodology for each tool and the creativity of the teacher in developing pedagogical proposals that encourage student learning, in addition to highlighting the need for continuous feedback as essential for regulating teaching and motivating students. In addition, it is possible to conclude from the research that often, due to a lack of prior preparation and technological knowledge, assessments in the form of questionnaires previously applied through paper were transferred to digital platforms during this period, without changing their essence. In summary, the study proposes an integrated and diversified approach to assessment in mathematics that improves academic performance and transforms the learning experience, benefiting both students and educators.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35835
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