Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRoyer, Fátima Maria-
dc.date.accessioned2025-01-24T20:06:28Z-
dc.date.available2025-01-24T20:06:28Z-
dc.date.issued2024-09-02-
dc.identifier.citationROYER, Fátima Royer. Práticas avaliativas no ensino remoto emergencial: uma análise dos instrumentos de avaliação em matemática. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35835-
dc.description.abstractThe text examines the assessment strategies in mathematics teaching adopted during emergency remote teaching due to the covid-19 pandemic, which required new methodologies and digital tools. data collection was carried out through capes theses and dissertations, and from the bibliographic analysis it was possible to know assessment instruments, highlighting the effectiveness of interactive tools such as kahoot and padlet, which promote a more dynamic learning environment. The research emphasizes the importance of an appropriate methodology for each tool and the creativity of the teacher in developing pedagogical proposals that encourage student learning, in addition to highlighting the need for continuous feedback as essential for regulating teaching and motivating students. In addition, it is possible to conclude from the research that often, due to a lack of prior preparation and technological knowledge, assessments in the form of questionnaires previously applied through paper were transferred to digital platforms during this period, without changing their essence. In summary, the study proposes an integrated and diversified approach to assessment in mathematics that improves academic performance and transforms the learning experience, benefiting both students and educators.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.enpt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-2023pt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino via Webpt_BR
dc.subjectCOVID-19 Pandemic, 2020-2023pt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectWeb-based instructionpt_BR
dc.titlePráticas avaliativas no ensino remoto emergencial: uma análise dos instrumentos de avaliação em matemáticapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation practices in emergency remote teaching: an analysis of assessment instruments in mathematicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO texto examina as estratégias avaliativas no ensino de matemática adotadas durante o Ensino Remoto Emergencial devido à pandemia de COVID-19, que demandou novas metodologias e ferramentas digitais. A coleta de dados se deu através de teses e dissertações da CAPES e a partir da análise bibliográfica foi possível conhecer instrumentos avaliativos, destacando a eficácia de ferramentas interativas como Kahoot e Padlet, que promovem um ambiente de aprendizado mais dinâmico. A pesquisa enfatiza a importância de uma metodologia adequada para cada ferramenta e a criatividade do professor no desenvolvimento de propostas pedagógicas que incentivam o aprendizado dos alunos, além de destacar a necessidade de feedback contínuo como essencial para a regulação do ensino e para a motivação dos alunos. Além disso, é possível concluir com a pesquisa que muitas vezes, pela falta de preparo prévio e de conhecimento tecnológico, as avaliações em formato de questionários antes aplicados através de um papel, no período foram transferidas para plataformas digitais, não alterando sua essência. Em resumo, o estudo propõe uma abordagem integrada e diversificada para a avaliação em matemática, que melhora o desempenho acadêmico e transforma a experiência de aprendizado, beneficiando tanto alunos quanto educadores.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Heloisa Cristina da-
dc.contributor.referee1Silva, Heloisa Cristina da-
dc.contributor.referee2Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee3Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
praticasavaliativasensinoremoto.pdf771,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons