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dc.creatorAlves, Amanda Juliane-
dc.date.accessioned2025-01-24T19:44:06Z-
dc.date.available2025-01-24T19:44:06Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.citationALVES, Amanda Juliane. Vislumbres do uso do Scratch na construção de modelos matemáticos em uma atividade de modelagem. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35834-
dc.description.abstractThe present study investigates how Scratch can be used in the construction of mathematical models in a modelling activity planned from the perspective of Model-Eliciting Activities (MEAs). It emphasizes the importance of integrating technological tools into mathematics education, providing better conditions for the visualization and understanding of mathematical concepts, as well as encouraging student engagement. The analysis, grounded in a qualitative approach, describes how Scratch's programming blocks can be used to build a mathematical model to determine the day of the week a person was born. Considering the author's experiences, this analysis was carried out thinking about the development of the activity in the Computational Thinking discipline, with students in the final years of Elementary School, since it allows the approach of concepts of Euclidean division, multiples and divisors. The results suggest that using Scratch can contribute to the establishment, documentation, and communication of relationships between variables and characteristics of the phenomenon under investigation in a dynamic and interactive way, in addition to promoting the externalization of thinking and the development of problem-solving skills, encouraging creativity and autonomy in model construction. The implementation of the activity in the classroom with the students and the analysis of the practice is a planned continuation of this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.enpt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores)pt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectScratch (Computer program language)pt_BR
dc.subjectComputer programmingpt_BR
dc.titleVislumbres do uso do scratch na construção de modelos matemáticos em uma atividade de modelagempt_BR
dc.title.alternativeGlimpses of using scratch in building mathematical models in a modelling activitypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga como o Scratch pode ser utilizado na construção de modelos matemáticos em uma atividade de modelagem matemática planejada na perspectiva das Model-Eliciting Activities (MEAs). Pauta-se na importância de integrar ferramentas tecnológicas ao ensino de matemática, proporcionando melhores condições para a visualização e compreensão de conceitos matemáticos, além de incentivar o engajamento dos alunos. A análise, fundamentada em uma abordagem qualitativa, consiste na descrição de como os blocos de programação do Scratch podem ser utilizados para a construção de um modelo matemático para explicar como descobrir o dia da semana em que uma pessoa nasceu. Considerando as experiências da autora, essa análise foi realizada pensando no desenvolvimento da atividade na disciplina de Pensamento Computacional, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, uma vez que permite a abordagem de conceitos de divisão euclidiana, múltiplos e divisores. Os resultados sugerem que o uso do Scratch pode contribuir com o estabelecimento, documentação e comunicação de relações entre variáveis e características do fenômeno sob investigação de forma dinâmica e interativa, além de promover a externalização do pensamento e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, incentivando a criatividade e a autonomia na construção de modelos. A implementação da atividade em sala de aula com os alunos e a análise da prática é uma continuidade prevista para esta pesquisa.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee1Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee2Merli, Renato Francisco-
dc.contributor.referee3Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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