Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNiehues, Kellen Andressa de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-01-24T18:09:49Z-
dc.date.available2025-01-24T18:09:49Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationNIEHUES, Kellen Andressa de Oliveira. Análise do desempenho dos alunos na prova Paraná e uma estimativa de nota no SAEB: um estudo de caso. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35833-
dc.description.abstractThe study aims to analyze the performance of 3rd series students in the Technical Education High School program at a state school in Toledo-PR in the Mathematics assessment of the Prova Paraná, and to estimate a mathematics score in the Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). That way, it enables the institution to comprehend the importance of assessments about the quality of education concerning the goals of the Plano Nacional de Educação. Using descriptive analysis, seeks to establish correlations between students’ performance in the Prova Paraná and a possible indicator impacting the results in the SAEB, through the Chapman-Richards model. The results reveal that the average mathematics score in the Prova Paraná is 3.9, which is lower than the anticipated SAEB score of 6.5. Despite the historical trend indicating precision in achieving the average stipulated by the Plano Nacional de Educação, the modeled simulation points to an estimated SAEB score surpassing the goal, presenting a more optimistic scenario in the educational assessment of this educational institution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.enpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectEducational indicatorspt_BR
dc.titleAnálise do desempenho dos alunos na prova Paraná e uma estimativa de nota no SAEB: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of student performance in the prova Paraná and an estimation of the SAEB grade: case studypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo tem como propósito analisar o desempenho dos alunos da 3ª série do Ensino Técnico de uma escola estadual na cidade de Toledo-PR na avaliação de matemática da Prova Paraná e estimar uma nota em matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Dessa forma, permitindo que a instituição compreenda a importância de avaliações na qualidade do ensino em relação à meta do Plano Nacional de Educação. Utilizando análise descritiva, busca-se estabelecer correlações entre o desempenho dos alunos na Prova Paraná e um possível indicador que impacta o resultado no SAEB, através do modelo de Chapman-Richards. Os resultados revelam que a média de matemática na Prova Paraná é 3,9, inferior à nota prevista no SAEB que é 6,5. Apesar da tendência histórica indicar precisão em atingir a média estipulada pelo Plano Nacional de Educação, a simulação modelada aponta uma pontuação estimada no SAEB que supera a meta, apresentando um cenário mais otimista na avaliação educacional dessa instituição de ensino.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Piovesan, Marcia Regina-
dc.contributor.referee1Piovesan, Marcia Regina-
dc.contributor.referee2Garcia, Suellen Ribeiro Pardo-
dc.contributor.referee3Valle, Ana Carolina Dalla-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desempenhoprovaparanasaeb.pdf367,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons