Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35833
Título: Análise do desempenho dos alunos na prova Paraná e uma estimativa de nota no SAEB: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Analysis of student performance in the prova Paraná and an estimation of the SAEB grade: case study
Autor(es): Niehues, Kellen Andressa de Oliveira
Orientador(es): Piovesan, Marcia Regina
Palavras-chave: Avaliação educacional
Política pública
Indicadores educacionais
Education - Evaluation
Public policy
Educational indicators
Data do documento: 12-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: NIEHUES, Kellen Andressa de Oliveira. Análise do desempenho dos alunos na prova Paraná e uma estimativa de nota no SAEB: um estudo de caso. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2023.
Resumo: O estudo tem como propósito analisar o desempenho dos alunos da 3ª série do Ensino Técnico de uma escola estadual na cidade de Toledo-PR na avaliação de matemática da Prova Paraná e estimar uma nota em matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Dessa forma, permitindo que a instituição compreenda a importância de avaliações na qualidade do ensino em relação à meta do Plano Nacional de Educação. Utilizando análise descritiva, busca-se estabelecer correlações entre o desempenho dos alunos na Prova Paraná e um possível indicador que impacta o resultado no SAEB, através do modelo de Chapman-Richards. Os resultados revelam que a média de matemática na Prova Paraná é 3,9, inferior à nota prevista no SAEB que é 6,5. Apesar da tendência histórica indicar precisão em atingir a média estipulada pelo Plano Nacional de Educação, a simulação modelada aponta uma pontuação estimada no SAEB que supera a meta, apresentando um cenário mais otimista na avaliação educacional dessa instituição de ensino.
Abstract: The study aims to analyze the performance of 3rd series students in the Technical Education High School program at a state school in Toledo-PR in the Mathematics assessment of the Prova Paraná, and to estimate a mathematics score in the Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). That way, it enables the institution to comprehend the importance of assessments about the quality of education concerning the goals of the Plano Nacional de Educação. Using descriptive analysis, seeks to establish correlations between students’ performance in the Prova Paraná and a possible indicator impacting the results in the SAEB, through the Chapman-Richards model. The results reveal that the average mathematics score in the Prova Paraná is 3.9, which is lower than the anticipated SAEB score of 6.5. Despite the historical trend indicating precision in achieving the average stipulated by the Plano Nacional de Educação, the modeled simulation points to an estimated SAEB score surpassing the goal, presenting a more optimistic scenario in the educational assessment of this educational institution.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35833
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desempenhoprovaparanasaeb.pdf367,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons