Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35825
Título: | A relação professor e aluno na EJA: como este tema é abordado nos artigos? |
Título(s) alternativo(s): | Teacher-student relationship in youth and adult education: how is this theme addressed in the articles? |
Autor(es): | Zimmermann, James Jeison |
Orientador(es): | Andrade, Vanessa Largo |
Palavras-chave: | Prática de ensino Educação de adultos Educação afetiva Student teaching Adult education Affective education |
Data do documento: | 1-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | ZIMMERMANN, James Jeison. A relação professor e aluno na EJA: como este tema é abordado nos artigos? 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2023. |
Resumo: | Este ensaio tem por objetivo geral analisar a abordagem, em artigos bibliográficos, na área de Educação Matemática, da relação professor e aluno nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A coleta dos dados – artigos, foi realizada via plataformas virtuais, com enfoque nos termos EJA, Matemática e relação professor e aluno. Os resumos dos artigos resultantes das buscas foram lidos, e sete foram selecionados para comporem este estudo. Estes artigos, por meio da Análise Textual Discursiva foram organizados, analisados e categorizados por tipos de relações: relação tradicional, relação baseada no diálogo, relação de empatia e afetividade e relação disfuncional. Após a análise, concluiu-se que a relação tradicional apresentou uma certa convergência entre as pesquisas. Já a relação baseada no diálogo é considerada por vários autores como essencial nas situações de ensino e aprendizagem, justamente por possibilitar a liberdade de questionar e aproximar o aluno do conhecimento. Destaca-se que o processo de ensino e de aprendizagem não é único, por envolver diferentes situações para que se efetive (ou não). Por sua vez, a relação de empatia e afetividade exige que o professor reconheça as dificuldades dos alunos e possibilite que eles se sintam parte do processo. De forma geral, concluiu-se dos artigos analisados que o ideal é buscar uma relação de diálogo com empatia e afetividade, visando a efetividade no ensino e na aprendizagem em todos os momentos da vida escolar, especialmente para os alunos adultos. |
Abstract: | Mathematics, and teacher-student relationship. The abstracts of the articles resulting from the searches were read, and seven were selected for inclusion in this study. Through Discursive Textual Analysis, these articles were organized, analyzed, and categorized by types of relationships: traditional relationship, dialogue-based relationship, empathy and affection-based relationship, and dysfunctional relationship. After the analysis, it was concluded that the traditional relationship showed a certain convergence among the research. On the other hand, the dialogue-based relationship is considered by several authors as essential in teaching and learning situations, precisely because it allows freedom to question and brings students closer to knowledge. It is noteworthy that the teaching and learning process is not unique, as it involves different situations to be effective (or not). In turn, the relationship of empathy and affection requires the teacher to recognize the students' difficulties and enable them to feel part of the process. In general, it was concluded from the analyzed articles that the ideal is to seek a dialogue relationship with empathy and affection, aiming for effectiveness in teaching and learning at all moments of school life, especially for adult students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35825 |
Aparece nas coleções: | TD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
professoralunoejaartigos.pdf | 309,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons