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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35820
Título: | A representatividade das minorias sociais em programas para crianças surdas: uma análise do desenho animado "Min e as mãozinhas" |
Título(s) alternativo(s): | The representation of social minorities in programs for deaf children: na analysis of the animated cartoon "Min and the little hands" |
Autor(es): | Moreira, Alexandre Alievi |
Orientador(es): | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
Palavras-chave: | Gêneros literários Literatura - Estudo e ensino Educação inclusiva Literary form Literature - Study and teaching Inclusive education |
Data do documento: | 23-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MOREIRA, Alexandre Alievi. A representatividade das minorias sociais em programas para crianças surdas: uma análise do desenho animado "Min e as mãozinhas". 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Foz do Iguaçu, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa visa a investigar quais minorias sociais são apresentadas e como são apresentadas no desenho animado Min e as mãozinhas, que é uma animação brasileira, direcionada, principalmente, para crianças surdas, sendo também o primeiro desenho animado brasileiro realizado totalmente na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para tanto, foi realizada uma análise de todos os oito episódios que compõem a animação, sendo eles “Cadê?”, “Presente”, “Presente Surpresa”, “Cores Sumiram”, “Aniversário”, “Natal”, “Você Gosta?” e “Brincar”. Tais episódios foram acessados por meio da plataforma YouTube e analisados com base na teoria da Análise de Discurso, com suporte em Orlandi (2010). Por meio da análise realizada, verificou-se que o desenho animado Min e as mãozinhas apresenta conteúdo referente a algumas minorias sociais, sendo elas as mulheres, os negros e as pessoas com deficiência. Verificou-se, ainda, que a animação visa a romper com preconceitos culturalmente estabelecidos relativos às minorias sociais e promover o respeito pelas diferenças. Desse modo, por meio desta pesquisa, constata-se que, desde muito cedo, as crianças já têm contato com conteúdos referentes às minorias sociais e que é dever dos responsáveis conhecer o que a criança está assistindo. |
Abstract: | This research aims to investigate which social minorities are presented and how they are presented in the cartoon Min and the little hands, which is a Brazilian animation, aimed mainly at deaf children, and is also the first Brazilian cartoon made entirely in the Brazilian Language of Signs (Libras). To this end, an analysis was carried out of all eight episodes that make up the animation, namely “Where are you?”, “Gift”, “Surprise Gift”, “Colors are gone”, “Birthday”, “Christmas”, “Do you like it?” and “Play”. Such episodes were accessed through the YouTube platform and analyzed based on the theory of Discourse Analysis, supported by Orlandi (2010). Through the analysis carried out, it was found that the cartoon Min and the little hands presents content relating to some social minorities, namely women, black people and people with disabilities. It was also found that the animation aims to break with culturally established prejudices regarding social minorities and promote respect for differences. Therefore, through this research, it is clear that, from a very early age, children already have contact with content relating to social minorities and that it is the duty of those responsible to know what the child is watching. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35820 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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