Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNabarro, Fernando Moretti Fernandes-
dc.date.accessioned2025-01-17T17:51:29Z-
dc.date.available2025-01-17T17:51:29Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationNABARRO, Fernando Moretti Fernandes. O número Pi no ensino básico. 2025. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35803-
dc.description.abstractThis paper presents a concise and practical approach for Basic Education teachers to address the main aspects of teaching the number Pi in the classroom. It begins with a historical introduction that contextualizes the necessity and origin of this number. Subsequently, it discusses the evolution of methodologies for determining its value over the centuries and examines its application in the school context. Additionally, this study analyzes how pi is treated in Basic Education textbooks, considering regulatory demands. Finally, a practical activity is proposed to encourage knowledge construction, prioritizing the understanding of concepts and their applications.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectPi (Matemática) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNúmeros transcendentespt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectNúmeros irracionaispt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Análisept_BR
dc.subjectArquimedespt_BR
dc.subjectPi - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTranscendental numberspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Historypt_BR
dc.subjectIrrational numberspt_BR
dc.subjectTextbooks - Analysispt_BR
dc.subjectArchimedespt_BR
dc.titleO número Pi no ensino básicopt_BR
dc.title.alternativeThe number Pi in basic educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta, de forma concisa e prática para professores do Ensino Básico, os principais aspectos do ensino do número pi em sala de aula. Inicia-se com uma introdução histórica que contextualiza a necessidade e origem desse número. Em seguida, aborda-se a evolução das metodologias para a determinação de seu valor ao longo dos séculos e discute-se sua aplicação no contexto escolar. Além disso, o trabalho analisa o tratamento do número pi em livros didáticos da Educação Básica, considerando as exigências dos órgãos regulamentadores. Por fim, propõe-se uma atividade prática que busca promover a construção do conhecimento, priorizando a compreensão dos conceitos e suas aplicações.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0002-1729-1599pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5806740556365192pt_BR
dc.contributor.advisor1Probst, Roy Wilhelm-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3282-6096pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8875516070185483pt_BR
dc.contributor.referee1Krindges, André-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2575-9315pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853pt_BR
dc.contributor.referee2Baez Sanchez, Andres David-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3456-6761pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9044875487251194pt_BR
dc.contributor.referee3Probst, Roy Wilhelm-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3282-6096pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8875516070185483pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
numeropiensinobasico.pdf4,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons