Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35803
Título: | O número Pi no ensino básico |
Título(s) alternativo(s): | The number Pi in basic education |
Autor(es): | Nabarro, Fernando Moretti Fernandes |
Orientador(es): | Probst, Roy Wilhelm |
Palavras-chave: | Pi (Matemática) - Estudo e ensino Números transcendentes Matemática - Estudo e ensino Matemática - História Números irracionais Livros didáticos - Análise Arquimedes Pi - Study and teaching Transcendental numbers Mathematics - Study and teaching Mathematics - History Irrational numbers Textbooks - Analysis Archimedes |
Data do documento: | 17-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | NABARRO, Fernando Moretti Fernandes. O número Pi no ensino básico. 2025. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | Este trabalho apresenta, de forma concisa e prática para professores do Ensino Básico, os principais aspectos do ensino do número pi em sala de aula. Inicia-se com uma introdução histórica que contextualiza a necessidade e origem desse número. Em seguida, aborda-se a evolução das metodologias para a determinação de seu valor ao longo dos séculos e discute-se sua aplicação no contexto escolar. Além disso, o trabalho analisa o tratamento do número pi em livros didáticos da Educação Básica, considerando as exigências dos órgãos regulamentadores. Por fim, propõe-se uma atividade prática que busca promover a construção do conhecimento, priorizando a compreensão dos conceitos e suas aplicações. |
Abstract: | This paper presents a concise and practical approach for Basic Education teachers to address the main aspects of teaching the number Pi in the classroom. It begins with a historical introduction that contextualizes the necessity and origin of this number. Subsequently, it discusses the evolution of methodologies for determining its value over the centuries and examines its application in the school context. Additionally, this study analyzes how pi is treated in Basic Education textbooks, considering regulatory demands. Finally, a practical activity is proposed to encourage knowledge construction, prioritizing the understanding of concepts and their applications. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35803 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
numeropiensinobasico.pdf | 4,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons