Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/357
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViolin, Lilian Aparecida Berwanger-
dc.date.accessioned2013-01-22T18:29:25Z-
dc.date.available2013-01-22T18:29:25Z-
dc.date.issued2012-05-07-
dc.identifier.citationVIOLIN, Lilian Aparecida Berwanger. Evasão escolar na educação superior: percepções de discentes. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/357-
dc.description.abstractThis research discusses the school evasion phenomenon from the student’s point of view and aims at identifying the causes of such process in the undergraduate course of Computer Engineering. By doing so, the present research also aims at understanding the cultural process of the identity construction in the learning stages, and the students’ interaction in the university environment as well as its possible connections to the evasion process. The study of such process is based on studies of Knechtel (2005), Cevasco (2003), and Woodward (2007), who highlight the multicultural aspect of the education. The importance of the organizational culture and of the guiding maps of the reformulation of the student’s identity are studied according to Freitas’ (1997) and Velho’s (2004) perspective. The studies of Oliveira (2011) regarding the so-called Generation Y help to contextualize the student in question. This paper then keeps on highlighting both the cultural and the dialetical character of the relationship between identity and the educational processes, as suggested by Rego (2010), Candau (2000), and Vieira (2002). Based on the theory of Marchesi and Pérez (2004), it is assumed that both school and teachers are responsible for understanding and also for fighting this phenomenon – such thesis is reinforced by Libâneo (2003). The mentioned theories guide the interpretation of the data collected from questionnaires, to which both surveying statistics analysis methodology and a graphical analysis were applied. Data on the academic system were also collected. Thus, the possible causes of the evasion from the Computer Engineering Undergraduate Course of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, are presented and may be divided into social, pedagogical and psychological issues. The conclusion is that the traditional speech on the evasion process is only a partial one, because it only focuses on the economic factor. The understanding of such phenomenon, however, requires a look at both the individuality and the subjectivity of each student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEvasão escolar na educação de adultospt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAdult education dropoutspt_BR
dc.subjectCollege studentspt_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.subjectGroup identitypt_BR
dc.subjectCorporate culturept_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleEvasão escolar na educação superior: percepções de discentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda o fenômeno da evasão escolar sob a ótica do aluno, com o objetivo de identificar as causas deste processo no curso superior de Engenharia de Computação. Visa-se à compreensão do processo cultural de construção da identidade na aprendizagem e a interação do discente em seu ambiente universitário, bem como suas possíveis relações com o processo de evasão. Este processo é estudado com base nos trabalhos de Knechtel (2005), Cevasco (2003) e Woodward (2007), que destacam o aspecto multicultural da educação. A partir de Freitas (1997) e Velho (2004), estuda-se a importância da cultura organizacional e dos mapas orientativos na reformulação da identidade do aluno. Os estudos de Oliveira (2011) a respeito da chamada Geração Y ajudam a contextualizar esse aluno. O trabalho segue, então, destacando o caráter cultural e dialético da relação entre identidade e processos educativos, como sugerem Rego (2010), Candau (2000) e Vieira (2002). A partir da doutrina de Marchesi e Pérez (2004), parte-se do pressuposto de que escolas e docentes são responsáveis por entender e combater esse fenômeno de evasão – tese essa corroborada por Libâneo (2003). Essas doutrinas orientam a interpretação dos dados coletados mediante questionários, aos quais se aplicou a metodologia survey de análise estatística, bem como análise gráfica. Foram coletados também dados do sistema acadêmico. Apresentam-se então as possíveis causas de evasão no curso universitário de Engenharia de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Curitiba, que podem ser divididas em sociais, pedagógicas e psicológicas. Conclui-se que o discurso tradicional sobre o processo de evasão é parcial, uma vez que foca somente nos fatores econômicos. A compreensão do fenômeno, todavia, requer um olhar sobre a individualidade e subjetividade do aluno.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Alegre, Laíze Márcia Porto-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Violin, Lilian Aparecida Berwanger_2012.pdf3,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.