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dc.creatorLeite, Caio Martins-
dc.date.accessioned2025-01-15T20:18:02Z-
dc.date.available2025-01-15T20:18:02Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.citationLEITE, Caio Martins. Para além da “lojinha”: um estudo de caso do podcast Draw do Monarca e sua construção da identidade sonora com os públicos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35793-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the podcast “Draw do Monarca”, produced by the amateur Magic: The Gathering team called “Monarchs”, investigating its stylistic characteristics and its impact on the construction of sound identity. For this, metrics from the Spotify platform were used in conjunction with the interactions carried out on the social networks WhatsApp and Instagram. The study was based on understanding the importance of the internet as a global communication tool, enabling new communication practices and accelerating the pace of interactions. Cyberculture and hypermedia were approached as phenomena that emerged with the combination of contemporary sociability and new media technologies. Media convergence, participatory culture and collective intelligence are discussed as elements that change the way people consume and produce information in the digital age. The emergence of podcasts as a new form of information and entertainment was addressed, highlighting its growth and popularization in recent years. In the object of study, interactions with their audiences were identified not only on social networks but also at specific times within the show. Despite these efforts, there is still a weakness in these interactions and public participation due to a communication barrier present on streaming platforms. The objective was to understand how the podcast becomes an interactive tool for the organization and how the stylistic aspects of the program contribute to its popularity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicações multimídiapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectNerds (Entusiastas de computador)pt_BR
dc.subjectTecnologia streaming (Telecomunicação)pt_BR
dc.subjectPodcastspt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectMultimedia communicationspt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectGeeks (Computer enthusiasts)pt_BR
dc.subjectStreaming technology (Telecomunication)pt_BR
dc.titlePara além da “lojinha”: um estudo de caso do podcast Draw do Monarca e sua construção da identidade sonora com os públicospt_BR
dc.title.alternativeBeyond the “local game shop”: a case study of the Draw do Monarca podcast and its sound identity construction with audiencespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar o podcast “Draw do Monarca”, produzido pelo time amador de Magic: The Gathering chamado “Monarchs”, investigando suas características estilísticas e seu impacto na construção da identidade sonora. Para isso, foram utilizadas métricas da plataforma Spotify em conjunto com as interações realizadas nas redes sociais WhatsApp e Instagram. O estudo foi fundamentado na compreensão da importância da internet como ferramenta global de comunicação, possibilitando novas práticas comunicacionais e acelerando o ritmo das interações. A cibercultura e a hipermídia foram abordadas como fenômenos que surgiram com a combinação entre a sociabilidade contemporânea e as novas tecnologias de mídia. A convergência midiática, a cultura participativa e a inteligência coletiva são discutidas como elementos que modificam a forma como as pessoas consomem e produzem informações na era digital. O surgimento dos podcasts como uma nova forma de informação e entretenimento foi abordado, destacando seu crescimento e popularização nos últimos anos. No objeto de estudo foram identificadas interações com seus públicos não apenas nas redes sociais mas também em momentos específicos dentro do programa. Apesar destes esforços, ainda existe uma fragilidade nessas interações e participações dos públicos devido a uma barreira comunicacional presente nas plataformas de streaming. O objetivo foi compreender como o podcast se torna uma ferramenta interativa para a organização e como os aspectos estilísticos do programa contribuem para sua popularidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Michelle Moreira Braz dos Santos-
dc.contributor.referee1Lisboa, Wellington Teixeira-
dc.contributor.referee2Pimentel, Gabriella Hauber-
dc.contributor.referee3Santos, Michelle Moreira Braz-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programComunicação Organizacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
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