Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35790
Título: | O ensino do número de Euler |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of Euler's number |
Autor(es): | Micolino, Andressa Luana |
Orientador(es): | Probst, Roy Wilhelm |
Palavras-chave: | Número de Euler Gamificação Matemática - Estudo e ensino Prática de ensino Matemática financeira Euler’s numbers Gamification Mathematics - Study and teaching Student teaching Business mathematics |
Data do documento: | 17-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MICOLINO, Andressa Luana. O ensino do número de Euler. 2024. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | Este trabalho investiga o número de Euler, destacando sua relevância tanto na matemática quanto em aplicações práticas, como na matemática financeira e no estudo de fenômenos naturais. O objetivo principal é propor estratégias didáticas inovadoras para facilitar o ensino desse conceito na Educação Básica. A pesquisa inclui uma revisão teórica sobre seu desenvolvimento histórico, análise de sua abordagem em livros didáticos e exames nacionais, e o desenvolvimento de um recurso educacional em formato de jogo baseado em desafios progressivos. Os resultados sugerem que o uso de abordagens interativas contribui para a compreensão de conceitos matemáticos abstratos, alinhando-se às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). |
Abstract: | This study investigates Euler’s number, highlighting its relevance both in mathematics and in practical applications, such as financial mathematics and the study of natural phenomena. The main objective is to propose innovative teaching strategies to facilitate the understanding of this concept in Basic Education. The research includes a theoretical review of its historical development, an analysis of its treatment in textbooks and national exams, and the development of an educational resource in the form of a game based on progressive challenges. The results suggest that the use of interactive approaches enhances the comprehension of abstract mathematical concepts, aligning with the requirements of the National Common Curricular Base (BNCC) and the National High School Exam (ENEM). |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35790 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinonumeroeuler.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons