Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMamprim, Caroline da Silva Couto-
dc.creatorGaspar, Leonardo de Azevedo-
dc.date.accessioned2025-01-14T20:08:26Z-
dc.date.available2025-01-14T20:08:26Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.citationMAMPRIM, Caroline da Silva Couto; GASPAR, Leonardo de Azevedo. Mapeamento e melhoria dos processos de gestão do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35781-
dc.description.abstractThis work has the general objective of mapping and improving the processes of the Postgraduate Program in Administration (PPGA) of the Federal Technological University of Paraná, located on the Curitiba campus. At first, a diagnosis of the program was carried out, based on an interview script with 21 questions to understand how it works. This script was subdivided into 4 sections, called “general issues”, “human resources”, “quality” and “processes”. The interviews were conducted with the PPGA coordinator, vice coordinator and secretary. Based on the data collected, a SWOT analysis was performed to understand the internal and external context of the program. The results of the diagnosis showed the need to map the management processes, in order to improve standardization and decentralize the knowledge concentrated on managers. Then, a GUT matrix was applied to prioritize the most critical processes. Thus, six more latent processes were chosen, which were mapped based on the techniques presented in the theoretical framework of this study. The practical activities developed were guided by the steps defined by the unified BPM cycle, which are: planning; analyze, model and optimize processes; implement the processes; and monitor processes. To perform such tasks, some Process Management tools were applied, which were: SIPOC, Flowchart, 5W1H and others. From them, it was possible to understand how the real functioning of each process was and model them. Thus, from this study, it can be expected that the program has a greater organization of its processes, better control its deadlines and also implementing Process Management in the organizational culture of the program, thus facilitating the development of PPGA activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdministração de empresas - Pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectMapeamento conceitualpt_BR
dc.subjectBenchmarking (Administração)pt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino (Pós-graduação)pt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectIndustrial management - Graduate workpt_BR
dc.subjectConcept mappingpt_BR
dc.subjectBenchmarking (Management)pt_BR
dc.subjectEducation - Study and teaching (Graduate)pt_BR
dc.titleMapeamento e melhoria dos processos de gestão do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPRpt_BR
dc.title.alternativeMapping and improving the management processes of the UTFPR Graduate Program in Administrationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral o mapeamento e melhoria dos processos do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, situado no campus Curitiba. Em um primeiro momento, foi realizado um diagnóstico do programa, baseado em um roteiro de entrevistas com 21 perguntas para entender o funcionamento do mesmo. Esse roteiro foi subdividido em 4 seções, denominadas “questões gerais”, “recursos humanos”, “qualidade” e “processos”. As entrevistas foram realizadas com o coordenador, a vice coordenadora e a secretária do PPGA. Com base nos dados coletados, realizou-se uma análise SWOT para entender o contexto interno e externo do programa. Os resultados do diagnóstico evidenciaram a necessidade de mapear os processos de gestão, a fim de melhorar a padronização e descentralizar o conhecimento concentrado nos gestores. Na sequência, aplicou-se uma matriz GUT para a priorização dos processos mais críticos. Assim, foram escolhidos seis processos mais latentes, os quais foram mapeados com base nas técnicas apresentadas no referencial teórico deste estudo. As atividades práticas desenvolvidas foram norteadas pelas etapas definidas pelo ciclo do BPM unificado, que são: planejar; analisar, modelar e otimizar os processos; implantar os processos; e monitorar os processos. Para executar tais tarefas, foram aplicadas algumas ferramentas de Gestão de Processos, que foram: SIPOC, Fluxograma, 5W1H e entre outras. A partir delas, foi possível entender como era o real funcionamento de cada processo e modelá-los. Assim, a partir da realização deste estudo, espera-se contribuir para maior organização dos processos do PPGA, melhor controle de prazos, maior transparência, padronização e descentralização do conhecimento, facilitando assim o desenvolvimento das atividades do PPGA.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Junior, Francisco Rodrigues-
dc.contributor.referee1Lima Junior, Francisco Rodrigues-
dc.contributor.referee2Torres, Ricardo Lobato-
dc.contributor.referee3Pezarico, Giovanna-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COADM_2020_1_04.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.