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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35778
Título: | Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: expectativas e realidades na percepção dos ingressantes e egressos do curso de engenharia civil da UTFPR - câmpus Curitiba e Pato Branco |
Título(s) alternativo(s): | Professional training and insertion in the labor market: expectations and realities in the perception of the incoming and outgoing students of the UTFPR civil engineering course Câmpus Curitiba and Pato Branco |
Autor(es): | Pontes, Anderson Lucas da Rocha |
Orientador(es): | Pezarico, Giovanna |
Palavras-chave: | Mercado de trabalho Formação profissional Universidades e faculdades - Ingresso Universidades e faculdades - Ex-alunos Engenharia civil - Estudantes Universidade Tecnológica Federal do Paraná Labor market Occupational training Universities and colleges - Admission Universities and colleges - Alumni and alumnae Civil engineering - Students |
Data do documento: | 13-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | PONTES, Anderson Lucas da Rocha. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: expectativas e realidades na percepção dos ingressantes e egressos do curso de engenharia civil da UTFPR - câmpus Curitiba e Pato Branco. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | O presente estudo está inserido no campo da Administração e possui como objetivo analisar as expectativas profissionais dos ingressantes do curso de Engenharia Civil da UTFPR, dos Câmpus Curitiba e Pato Branco e as percepções sobre as realidades encontradas na inserção no mercado de trabalho pelos egressos dos referidos Cursos. A pesquisa possui como contexto e cenário aspectos conjunturais da Engenharia Civil no Brasil, em especial, as dinâmicas estabelecidas no mercado a partir de 2014 e as decorrências para o mercado de trabalho atinentes à Engenharia Civil. O referencial teórico possui como principais ancoragens os seguintes temas: formação profissional no contexto da Engenharia Civil, trajetórias históricas e contemporâneas, breve histórico da UTFPR, formação profissional em relação a engenharia, explanações sobre o curso de engenharia civil e inserção no mercado de trabalho no campo da Engenharia Civil frente as crises contemporâneas. Em termos de abordagem metodológica, o estudo se configura como pesquisa quali-quantitativa e de campo. Para tanto, são estabelecidos como objetos de estudo, os Curso de Engenharia Civil dos Câmpus Curitiba e Pato Branco da UTFPR. Em termos de sujeitos de pesquisa, trabalhou-se com três segmentos de sujeitos de pesquisa: ingressantes, egressos e coordenadores dos Cursos de Bacharelado em Engenharia Civil da UTFPR, nos câmpus Pato Branco e Curitiba. A coleta de dados foi obtida a partir da disponibilização de questionários na plataforma online Google Forms, que foram enviados aos sujeitos de pesquisa, por e-mails e também por redes sociais. A coleta de dados relativa aos coordenadores de curso ocorreu a partir de entrevista semiestruturada, sendo que o resultado da mesma auxiliou na elaboração dos questionários destinado aos ingressantes/egressos. Desta forma, foram levantadas as expectativas dos alunos ingressantes e confrontou-se com a realidade encontrada no mercado de trabalho pelos egressos. Em termos de análise de dados, os questionários foram tabulados e analisados a partir da frequência de respostas, e organizados especialmente a partir de algumas categorias consideradas relevantes para a análise, com destaque para o perfil, expectativas dos ingressantes e realidades enfrentadas pelos egressos no que tange formação e inserção no mercado de trabalho. Em termos de síntese, foi possível considerar que o perfil dos ingressantes e egressos foi levantado, as expectativas dos ingressantes foram apuradas, as realidades encontradas pelos egressos no mercado de trabalho foram apontadas e por fim pode-se contrapor as expectativas dos ingressantes com as realidades dos egressos. |
Abstract: | The present study is inserted in the field of Administration and aims to analyze the professional expectations of those entering the Civil Engineering course at UTFPR, the Câmpus Curitiba and Pato Branco and the perceptions about the realities found in the insertion in the job market by the egresses of the referred Courses. The research has as context and scenario aspects of Civil Engineering in Brazil, especially the dynamics established in the market as of 2014 and the consequences for the labor market related to Civil Engineering. The theoretical reference has as main anchors the following topics: professional training in the context of Civil Engineering, historical and contemporary trajectories, brief history of UTFPR, professional training in relation to engineering, explanations about the course of civil engineering and insertion in the labor market in the field of Civil Engineering in the face of contemporary crises. In terms of methodological approach, the study is configured as quali-quantitative and field research. For this purpose, the Civil Engineering Courses of Câmpus Curitiba and Pato Branco of UTFPR are established as study objects. In terms of research subjects, three segments of research subjects were worked on: entrants, graduates and coordinators of the UTFPR’s Civil Engineering Baccalaureate Courses, at the Pato Branco and Curitiba Campuses. The data collection was obtained from the availability of questionnaires in the online platform Google Forms, which were sent to survey subjects, by e-mails and also by social networks. The data collection concerning the course coordinators took place from a semi-structured interview, the result of this helped in the elaboration of the questionnaires. In this way, the expectations of the incoming students were raised and confronted with the reality found in the labor market by the egress. In terms of data analysis, the questionnaires were tabulated and analyzed from the frequency of answers, and organized especially from some categories considered relevant for the analysis, with emphasis on the profile, expectations of entrants and realities faced by graduates in terms of training and insertion in the labor market. In terms of synthesis, it was possible to consider that the profile of the entrants and graduates was raised, the expectations of the entrants were ascertained, the realities found by the graduates in the labor market were pointed out and finally the expectations of the entrants can be opposed to the realities of the graduates. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35778 |
Aparece nas coleções: | CT - Administração |
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