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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35766
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cardoso, João Victor | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-13T16:21:21Z | - |
dc.date.available | 2025-01-13T16:21:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, João Victor. Balanceamento de uma linha de montagem com múltiplos produtos por programação linear inteira mista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35766 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to balance an automotive panel assembly line that produces two models of products. Therefore, a context of a mixed-model line is configured. Due to the existing differences between the operating times of the model tasks, it is not trivial to balance the workload of workers. This balance contributes to minimizing the line cycle time and, therefore, is linked to productivity. To solve this problem, a solution approach based on a mathematical model in Mixed Integer Linear Programming (MILP) is proposed. After the theoretical foundation contemplating the relevant concepts for the development of the work, a methodology is defined for the development of the mathematical model and for obtaining results to be compared with a correlated case in the literature to present a line balancing proposal. The results demonstrate a significant difference in behavior between the response obtained for the balancing of each of the models involved, mainly generated by temporal differences in a sensor reading task. A sensitivity analysis was carried out, showing the feasibility of making improvement actions in the mentioned task, with the consequent gains in productivity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Balanceamento de linha de montagem | pt_BR |
dc.subject | Programação linear | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Assembly-line balancing | pt_BR |
dc.subject | Linear programming | pt_BR |
dc.subject | Performance technology | pt_BR |
dc.subject | Mathematical models | pt_BR |
dc.title | Balanceamento de uma linha de montagem com múltiplos produtos por programação linear inteira mista | pt_BR |
dc.title.alternative | Assembly line balancing with multiple products by mixed integer linear programming | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo realizar o balanceamento de uma linha de montagem de painéis automotivos, a qual produz dois modelos de produtos. Configura-se, portanto, um contexto de uma linha de modelo misto. Em virtude das diferenças existentes entre os tempos de operação das tarefas dos modelos, não é trivial equilibrar a carga de trabalho dos operadores da linha. O referido equilíbrio contribui para a minimização do tempo de ciclo da linha e, portanto, é atrelado à produtividade. Para a solução do referido problema, propõe-se uma abordagem de solução pautada em um modelo matemático em Programação Linear Inteira Mista (PLIM). Após fundamentação teórica contemplando os conceitos relevantes para o desenvolvimento do trabalho, define-se uma metodologia para o desenvolvimento do modelo matemático e para a obtenção de resultados, a serem comparados com caso correlato da literatura de modo a apresentar uma proposta de balanceamento à linha. Os resultados obtidos demonstram que há significativa diferença de comportamento entre a resposta obtida para o balanceamento de cada um dos modelos envolvidos, gerado principalmente pela diferença de tempos entre modelos existente em uma tarefa de leitura por sensor. É realizada uma análise de sensibilidade, apresentando a viabilidade de ações de melhoria na tarefa mencionada, com os consequentes ganhos operacionais. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Magatão, Leandro | - |
dc.contributor.referee1 | Magatão, Leandro | - |
dc.contributor.referee2 | Polli, Milton Luiz | - |
dc.contributor.referee3 | Verussa Junior, Osvaldo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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