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dc.creatorCeonecki, Rafael Zilio-
dc.creatorFerraz, Ricardo Cereda-
dc.date.accessioned2025-01-10T12:50:28Z-
dc.date.available2025-01-10T12:50:28Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationCEONECKI, Rafael Zilio; FERRAZ, Ricardo Cereda. Proposta de adaptação da metodologia design sprint para um projeto conceitual de produto tangível. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35759-
dc.description.abstractThe competitive and dynamic environment of the market has demanded that product development teams invest in methodologies that promote the ability to plan and design products by solving complex problems in the shortest possible time. In this context, Design Sprint has gained strength as it is characterized by reducing uncertainties in product development quickly, at a low cost, and based on the end user. Despite its notoriety, gaps in the scientific literature can be observed, particularly in works that analyze the methodology for conceiving tangible products, considering that its application is predominantly observed in designing software and applications. Therefore, the objective of this study is to propose an adaptation of the Design Sprint methodology for a conceptual project of a complex and innovative tangible product, such as a virtual reality headset. To achieve this, a literature review was conducted on the operational and conceptual details of the Design Sprint, the parameters involved in a conceptual project and proof-of-concept prototype, and the technologies and variables involved in a virtual reality headset. Subsequently, the original methodology was executed to identify gaps and areas requiring improvement, which could then be proposed for effective conceptual projects of tangible products. The results revealed three main areas for improvement: increased interaction and understanding of the end user, enhancement of the Prototyping Process, and improvement of Flexibility and Team Collaboration. Finally, an adaptation of the Design Sprint methodology is proposed to facilitate the conception of conceptual projects for tangible products, as described in the overall objective of this study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesign -Técnicapt_BR
dc.subjectProjeto de produto - Metodologiapt_BR
dc.subjectEngenharia de protótipos - Metodologiapt_BR
dc.subjectDesign -Techniquept_BR
dc.subjectProduct design - Metodologiapt_BR
dc.subjectPrototypes, Engineering - Metodologiapt_BR
dc.titleProposta de adaptação da metodologia design sprint para um projeto conceitual de produto tangívelpt_BR
dc.title.alternativeProposal of adaptation of the design sprint methodology for a conceptual project of a tangible productpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO ambiente competitivo e dinâmico do mercado tem exigido que equipes de desenvolvimento de produto invistam em metodologias que promovam a capacidade de planejar e projetar produtos através da solução de problemas complexos e no menor tempo possível. Neste contexto, o Design Sprint tem ganhado força, já que tem como característica a redução das incertezas no desenvolvimento do produto de maneira rápida, a baixo custo e pautada no usuário final. Apesar da sua notoriedade, observam-se lacunas na literatura científica de obras que analisem a metodologia para conceber produtos tangíveis, tendo em vista que a sua aplicação é majoritariamente observada para projetar softwares e aplicativos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é propor uma adaptação da metodologia Design Sprint para um projeto conceitual de um produto tangível complexo e inovador, como um óculos de realidade virtual. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os detalhes operacionais e conceituais do Design Sprint, sobre os parâmetros envolvidos em um projeto conceitual e protótipo prova de conceito e sobre as tecnologias e variáveis envolvidas em um óculos de realidade virtual. Em seguida, a metodologia original foi executada, visando observar lacunas e pontos que demandem melhorias para, posteriormente, serem propostas as alterações necessárias para um efetivo projeto conceitual de produtos tangíveis. Com os resultados percebe-se três principais pontos de melhoria: aumento da interação e compreensão do usuário final, aprimoramento do Processo de Prototipagem e aprimoramento da Flexibilidade e Colaboração em Equipe. Por fim, uma adaptação da metodologia Design Sprint é proposta visando a concepção de projetos conceituais de produtos tangíveis, como descrito no objetivo geral deste trabalho.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Estorilio, Carla Cristina Amodio-
dc.contributor.referee1Estorilio, Carla Cristina Amodio-
dc.contributor.referee2Cziulik, Carlos-
dc.contributor.referee3Garcia, Maria das Graças Contim-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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