Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35758
Título: Proposta utilização de ferramentas Lean Manufacturing digitalizadas como forma de ensino: buscando um aprendizado mais integrado com a indústria 4.0
Título(s) alternativo(s): Proposal of using digitalized Lean Manufacturing tools as a means of education: seeking a integrated learning experience with industry 4.0
Autor(es): Telles, Guilherme Alexandre
Orientador(es): Roso, João Carlos
Palavras-chave: Produção enxuta
Ensino - Métodos de simulação
Indústria 4.0
Lean manufacturing
Teaching - Simulation methods
Industry 4.0
Data do documento: 21-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TELLES, Guilherme Alexandre. Proposta utilização de ferramentas Lean Manufacturing digitalizadas como forma de ensino: buscando um aprendizado mais integrado com a indústria 4.0. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A utilização da tecnologia é cada vez mais um requisito das empresas, além do conhecimento em lean manufacturing e ferramentas digitalizadas. A Indústria 4.0 já é uma nova era que as indústrias vivem. Isso não quer dizer que todas as indústrias estão nessa realidade, apenas algumas já estão avançadas nesse aspecto, outras ainda dão os primeiros passos nesse novo mundo. A digitalização é um processo que faz parte disso, portanto, é uma necessidade das empresas passarem por esse processo, como forma de começar sua transformação digital. Este trabalho busca apresentar os aplicativos do mlean Production System como uma forma de melhorar o ensino na sala de aula das ferramentas lean manufacturing. O sistema é composto de diferentes aplicativos que trazem diversas ferramentas da qualidade de forma digitalizada. Essas ferramentas são desenvolvidas no chão de fábrica e possibilitam além da digitalização de documentos, um gerenciamento completo de forma online. Em resumo eles tem como função a padronização do trabalho, com instruções de trabalhados, 5S, Kaizen, rotinas, auditorias, métodos de resolução de problemas e TPM. Sabendo-se da extensão de complexidade de desenvolver diversas ferramentas da qualidade, foram escolhidas duas, instruções de trabalho e 5S, para apresentar como conclusão um guia para que o professor possa utilizar essas duas ferramentas em forma de aplicativos para criar um plano de aula e assim melhor fixar os conceitos. Com a intenção de diminuir a lacuna de conhecimento prático e teórico, essa pesquisa, utilizando o método DSR, apresenta uma forma de melhorar o processo de aprendizagem para tornar os alunos um pouco mais familiarizados com o mundo da indústria 4.0, ferramentas lean manufacturing e formas de digitalização. A aula se torna mais dinâmica, colocando os alunos para praticarem essas ferramentas, criando um ambiente mais propício para o crescimento de melhores profissionais, com mais experiência para ingressar no mercado. Deixando em aberto a possibilidade de se desenvolver mais esse tema, com outras pesquisam que continuem esse tema, como por exemplo a criação do plano aula, e após isso uma real aplicação dentro da universidade. Tornado a utilização cada vez mais completa do sistema, possibilitando aos alunos a terem contato com mais conceitos na prática.
Abstract: The use of technology is increasingly a requirement for companies, in addition to knowledge in lean manufacturing and digitalization tools. Industry 4.0 is already a new era that industries are experiencing. This does not mean that all industries are in this reality, only a few are already advanced in this aspect, while others are still taking their first steps in this new world. Digitalization is a process that is part of this, therefore, it is a necessity for companies to go through this process to start their digital transformation. This work aims to present the applications of the mlean Production System as a way to improve teaching in the classroom of lean manufacturing tools. The system consists of different applications that bring various quality tools in a digitalized form. These tools are developed on the factory floor and enable not only the digitization of documents but also complete online management. In summary, their function is to standardize work, with work instructions, 5S, Kaizen, routines, audits, problem-solving methods, and TPM. Considering the complexity of developing various quality tools, two were chosen, work instructions and 5S, to present a guide for the teacher to use these two tools in the form of applications to create a lesson plan and thus better reinforce the concepts. With the intention of narrowing the gap between practical and theoretical knowledge, this research, using the DSR method, presents a way to improve the learning process to make students more familiar with the world of Industry 4.0, lean manufacturing tools, and digitalization methods. The class becomes more dynamic, engaging students in practicing these tools, creating a more conducive environment for the growth of better professionals with more experience to enter the market. Leaving open the possibility of further developing this theme with other research that continues this topic, such as creating the lesson plan, and then implementing it within the university. Making the use of the system increasingly comprehensive, allowing students to have more hands-on experience with various concepts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35758
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
utilizacaoferramentasleanmanufacturing.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons