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Título: Coletivos de mães-artistas: táticas e estratégias para re-existências
Título(s) alternativo(s): Collectives of mother-artists: tactics and strategies for re-existences
Autor(es): Orsso, Bianca Caroline
Orientador(es): Silveira, Luciana Martha
Palavras-chave: Mãe e filhos
Feminismo
Mulheres artistas
Mães
Arte e ciência
Grupos de ajuda mútua
Mother and child
Feminism
Women artists
Mothers
Art and science
Self-help groups
Data do documento: 8-Nov-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ORSSO, Bianca Caroline. Coletivos de mães-artistas: táticas e estratégias para re-existências. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Esta pesquisa, situada dentro dos Estudos Maternos em intersecção ao campo de estudos em Arte e em Ciência, Tecnologia e Sociedade, investiga as principais táticas e estratégias de reexistência adotadas para a formação e manutenção de coletivos de mães-artistas. Para isso, analisaremos a dinâmica de seis (6) coletivos de mães-artistas em contexto brasileiro e contemporâneo, sendo eles: (1) a Rede Mães Artistas na Sagacidade (M.A.Na.S), (2) o Coletivo Matriz, (3) a Coletiva e Mapeamento Arte e Maternagem (A&M), (4) a Coletiva Mãe Artista, (5) o Movimento Arte na Maternidade (MAM) e (6) a Rede Afetiva de Mães Artistas (RAMA). Partindo do entendimento de que a maternagem, assim como a arte, são campos historicamente associados a idealizações e naturalizações construídas social e culturalmente, propomos a investigação das táticas e estratégias como formas de subversão das expectativas e normas patriarcais impostas a esses papéis, configurando-se como meios para a construção de reexistências. Como re-existência compreendemos uma forma de reconstrução, de regeneração, não apenas suportar ou opor-se, mas construir novas possibilidades de mundo, através de práticas ativistas. Nosso aporte teórico transita entre os diferentes campos de estudos. Trazemos para nossos debates os conceitos de maternagem, lugar de cura e construção de comuns. Como metodologia desta pesquisa de cunho exploratório e qualitativo, nos apoiamos em princípios da pesquisa documental, primeiramente buscando informações sobre os coletivos em redes sociais, realizando as descrições dos grupos, identificando suas táticas e agrupando-as em estratégias. Como resultados encontramos a existência de três (3) principais frentes de motivação na formação dos coletivos, sendo elas (1) a necessidade de construção de redes de apoio e acolhimento; (2) a procura pelo reconhecimento no campo artístico (trajetória e produção artística); e (3) o desejo pela transformação social através de processos artísticos e de aprendizagem. Essas motivações situaram os motivos e interesses coletivos que culminaram na formação dos grupos, encaminhando para a formulação das estratégias de ação. Por fim, elencamos cinco (5) estratégias de re-existência presentes nos coletivos de mães-artistas analisados: (1) estabelecer regras e filiações; (2) construir redes de apoio; (3) ocupar espaços; (4) criar espaços e processos de aprendizagem; e (5) construir e preservar a memória.
Abstract: This research, positioned within Motherhood Studies at the intersection of Art Studies and Science, Technology, and Society, investigates the main tactics and strategies of re-existence adopted in the formation and maintenance of mother-artist collectives. To this end, we will analyze the dynamics of six (6) collectives of mother-artists in the contemporary Brazilian context: (1) Rede Mães Artistas na Sagacidade (M.A.Na.S), (2) Coletivo Matriz, (3) Coletiva e Mapeamento Arte e Maternagem (A&M), (4) Coletiva Mãe Artista, (5) Movimento Arte na Maternidade (MAM), and (6) Rede Afetiva de Mães Artistas (RAMA). Starting from the understanding that both mothering and art are fields historically linked to idealizations and naturalizations constructed socially and culturally, we propose the investigation of tactics and strategies as forms of subverting the patriarchal expectations and norms imposed on these roles, framing them as avenues for constructing re-existences. We understand re-existence as a form of reconstruction, of regeneration—not only resisting or opposing, but building new possibilities for the world through activist practices. Our theoretical framework navigates across different fields of study. We primarily bring into our discussions the concepts of mothering, spaces of healing, and the construction of commons. In terms of methodology, this exploratory and qualitative research is based on principles of documentary research. Initially, we seek information about these collectives through social networks, creating descriptions of the groups, identifying their tactics, and organizing them into strategies. As a result, we identified three (3) main motivational fronts for the formation of these collectives: (1) the need to create networks of support and care; (2) the pursuit of recognition in the artistic field (artistic trajectory and production); and (3) the desire for social transformation through artistic and educational processes. These motivations shaped the collective motives and interests that culminated in the formation of the groups and informed the formulation of their action strategies. Finally, we outlined five (5) re-existence strategies present in the mother-artist collectives analyzed: (1) establishing rules and affiliations; (2) building support networks; (3) occupying spaces; (4) creating spaces and educational processes; and (5) building and preserving memory.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35754
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