Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35748
Título: Alfabetização e letramento cartográfico na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Literacy and cartographic literacy in childhood education and early years of elementary school
Autor(es): Hass, Fernanda Rafaela
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Cartografia
Alfabetização
Letramento - Aspectos sociais
Cartography
Literacy
Literacy - Social aspects
Data do documento: 23-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: HASS, Fernanda Rafaela. Alfabetização e letramento cartográfico na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: A presente pesquisa discute aspectos relacionados ao processo de alfabetização e letramento cartográfico na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e sua relevância para o desenvolvimento do raciocínio espacial ao longo da vida do ser humano. Evidencia-se nessa pesquisa, por intermédio da revisão de literatura amparada em diversos autores, que esse processo inicia-se muito cedo na vida da criança e que para tanto necessita que o professor que lecione para essa faixa etária reconheça a importância de desenvolver em suas aulas estratégias metodológicas que permitam que o aluno avance em suas noções topológicas, projetivas e euclidianas, pelas quais não se resuma somente na memorização de conceitos geográficos e ao trabalho com mapas de forma descontextualizada, mas sim com praticas pedagógicas que visem desenvolver no aluno a compreensão do espaço vivido e percebido em seu entorno, proporcionando uma aprendizagem significativa, pela qual o aluno poderá ser capaz de realizar uma ampla leitura de mundo e aplicar seus conhecimentos geográficos com maior eficiência em seu cotidiano, dentro e fora de sala de aula.
Abstract: This research discusses aspects related to the process of literacy and cartographic literacy in early childhood education and the early years of elementary school and its relevance for the development of spatial thinking throughout a human being's life. It is evident in this research, through an expanded literature review by several authors, that this process begins very early in the child's life and that, to this end, it is necessary for the teacher who teaches this age group to recognize the importance of developing their classes methodological strategies that allow the student to advance in their topological, projective and Euclidean notions, which are not limited to just memorizing geographic concepts and working with maps in a decontextualized way, but rather pedagogical practices that aim to develop in the student the understanding of the vivid and perceived space in their surroundings, thus providing meaningful learning, so that the student is able to carry out a broad reading of the world and apply their geographic knowledge more efficiently in their daily lives, inside and outside the classroom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35748
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alfabetizacaoletramentoeducacaoinfantil.pdf444,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons