Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMilioli, Suelen Specht Calegaro-
dc.date.accessioned2025-01-08T16:51:50Z-
dc.date.available2025-01-08T16:51:50Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.citationMILIOLI, Suelen Specht Calegaro. Uso e descarte de fármacos: uma abordagem em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35744-
dc.description.abstractUsing themes for Chemistry teaching seeks to promote interdisciplinarity and transversality, contextualizing what is learned. With this, it is possible to understand the content of organic functions articulated with the encouragement of the construction of social values, knowledge, skills, attitudes, and competencies with a focus on science, technology, society, and the environment (STSE). Based on this premise, this work consists of applied research with a qualitative approach and exploratory nature, configured as action research. This research developed an educational product as a didactic booklet that discusses the indiscriminate use of medicines and the appropriate disposal methods when they are expired or in disuse. The material is positioned as a thematic subsidy for Chemistry Teaching. The validation of the booklet initially occurred through a pilot made available to a group of PIBID-Chemistry scholarship holders at the Federal Technological University of Paraná, in which 16 students participated who contributed to the improvement of the material. The same material was contributed by judges in their capacity as experts in chemistry teaching. Peers subsequently validated the educational booklet, and 11 Foz do Iguaçu Regional Center teachers participated. They used a Likert-scale questionnaire in which their satisfaction was measured. The last stage of validation took place through a semi-structured interview, a priori and a posteriori, of the implementation of the booklet with students from two third grades of High School in two schools of the State Public Education Network in the cities of São Miguel do Iguaçu - PR and Medianeira - PR. Thirty-three and twenty-one students participated in this stage, respectively, of which ten participated voluntarily on the interviews. The implementation took place during Chemistry class through a workshop on the use and disposal of pharmaceuticals. The data obtained from the peers and students were organized in tables and graphs, and the qualitative information was interpreted through description and discussion. The evaluation of the booklet by peers was satisfactory about the proposed axes. The teachers participating in the research considered the topic appropriate and relevant to teaching Chemistry. Regarding validation with students, the need to use the theme using the problematizing methodology was highlighted, in which the construction of knowledge starts from a process of reflection on their actions and investigates posible solutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectMedicamentospt_BR
dc.subjectLixo – Eliminaçãopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectChemistry, Organicpt_BR
dc.subjectDrugspt_BR
dc.subjectRefuse and refuse disposalpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleUso e descarte de fármacos: uma abordagem em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeUse and disposal of drugs: an approach in science, technology, society and environment in hight schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização de temáticas para o Ensino de Química busca promover interdisciplinaridade e transversalidade, trazendo contextualização ao que se aprende. Com isso, é possível a aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas articulada ao incentivo à construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências com enfoque na ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Partindo dessa premissa, este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, que se configura em uma pesquisa-ação. Nessa pesquisa foi elaborado um produto educacional do tipo uma cartilha didática que discute o uso indiscriminado de medicamentos e os métodos de descarte adequados quando vencidos ou em desuso. O material coloca-se como um subsídio temático ao Ensino de Química. A validação da cartilha ocorreu inicialmente por um piloto disponibilizado junto a um grupo de bolsistas do PIBID-Química na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no qual participam 16 estudantes que contribuíram no aprimoramento do material. O mesmo material passou por contribuições de juízes na qualidade de especialistas no Ensino de Química. Posteriormente, a cartilha educacional foi validada por pares em que participaram 11 professores do Núcleo Regional de Foz do Iguaçu por meio de um questionário em escala Likert em que sua satisfação foi mensurada. A última etapa da validação aconteceu por meio de entrevista semiestruturada a priori e a posteriori da implementação da cartilha junto a alunos de duas terceiras séries do Ensino Médio em duas escolas da Rede Pública Estadual de Educação nos municípios de São Miguel do Iguaçu - PR e Medianeira - PR. Participaram dessa etapa 33 e 21 estudantes, respectivamente, dos quais 10 participaram voluntariamente das entrevistas. A implementação ocorreu durante a aula de Química mediante a realização de uma oficina sobre o tema uso e descarte de fármacos. Os dados obtidos junto aos pares e estudantes foram organizados em quadros e gráficos e as informações qualitativas foram interpretadas mediante a descrição e discussão. A avaliação da cartilha por pares foi satisfatória em relação aos eixos propostos. Os professores participantes da pesquisa consideraram o tema adequado e relevante ao Ensino de química. Em relação a validação junto aos estudantes, evidenciou-se a necessidade da utilização da temática empregando a metodologia problematizadora em que a construção do conhecimento parte de um processo de reflexão de suas ações e investiga possíveis soluções.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0008-9734-290Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227884743315732pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6295-1619pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8830429960630659pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Giona, Renata Mello-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1759-0671pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0374251191542394pt_BR
dc.contributor.referee1Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6295-1619pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8830429960630659pt_BR
dc.contributor.referee2Cursino, Ana Cristina Trindade-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9129-8740pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8896754706997823pt_BR
dc.contributor.referee3Vacheski, Gessica Mayara Otto-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1050-5144pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2503204013455796pt_BR
dc.contributor.referee4Giona, Renata Mello-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-1759-0671pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0374251191542394pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programQuímica em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usodescartefarmacosabordagem.pdf11,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
usodescartefarmacosabordagem_produto.pdf16,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons